Esta caminhada começa na Avenida das Tílias, na entrada oeste da Vila de Penamacor.
A vila, sede de concelho no distrito de Castelo Branco fazendo fronteira com Espanha, recebe os visitantes com o seu rico património histórico, perpetuado até aos dias de hoje.
Dirigi-me para o centro da vila. No Jardim da República pauso o olhar sobre o casario e as paisagens circundantes. Subindo a escadaria, não pude deixar de reparar no painel de azulejos representativos com os ex-libris de Penamacor. Alguns deles iria visitar durante esta caminhada.
No cimo destas encontro o monumento de homenagem aos mortos da Grande Guerra. Passando pelo Quartel de Penamacor, continuo a subir para o núcleo histórico da vila. Caminho por ruas estreitas em calçada e rapidamente chego ao “Cimo da Vila”. Aqui parece que uma máquina do tempo me transportou para alguns séculos atrás. Que maravilha!
Descubro a Igreja da Misericórdia, o Pelourinho, a Torre do Relógio, a Casa da Câmara e a Torre de Menagem, símbolos de um passado com histórias e motivos mais do que suficientes para justificar esta minha visita a Penamacor.
No Pelourinho imagino a proclamação das sentenças e a consequente aplicação da justiça. No alto, a robusta Torre de Menagem destaca-se na paisagem sendo a única estrutura resistente da antiga alcáçova do Castelo. Daqui as vistas são deslumbrantes.
Regresso agora a altitudes mais baixas para terminar a caminhada no centro da vila.
FICHA TÉCNICA
Distância
2,19 kms
(circular)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário