Cheguei às Termas de Monfortinho num solarengo dia de Verão. A temperatura não era ainda muito elevada e por isso as condições eram excelentes para uma manhã a caminhar.
A cerca de 3kms de Monfortinho, sede de Freguesia, o lugar das Termas é muito pacato e brioso. A qualidade e virtudes terapêuticas das águas da Serra de Penha Garcia estiveram na origem destas Termas, presume-se que no período romano.
Aqui podemos optar por um diversificado leque de tratamentos adequados às nossas maleitas. Mas não foi para aproveitar as vantagens destas águas termais que aqui passei a manhã. Isso ficará para uma próxima oportunidade. Queria sim esticar as pernas e conhecer o lugar.
Pelas artérias da povoação desloco-me em direcção ao complexo das Termas. Pauso para um café no primeiro estabelecimento que encontro aberto. Era difícil encontrar qualquer tipo de actividade ou ruído na serenidade daquele espaço. Não me recordo de ter visto qualquer automóvel a passar na estrada.
Ao chegar ao complexo das Termas, encontro um espaço que apesar de todo o seu passado, com edifícios de traça antiga, aparenta bom trato e cuidado. Nos jardins a relva foi cortada e as árvores podadas, para usufruto de quem recorre a estes tratamentos.
Inverto a marcha e percorro a Av. Conde da Covilhã perdendo a conta às imensas laranjeiras que nos passeios perfumam a caminhada. Desfrutei os últimos instantes desta tranquilidade antes de seguir viagem para descobrir Penamacor.
FICHA TÉCNICA
Folheto/Mapa
Não
disponível
Distância
2,93 kms
(linear –
ida e volta)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário