Partilhar

PR5/FF - Rota do Megalitismo (Figueira da Foz)No passado sábado, dia 25 de Outubro, escolhemos a Rota do Megalitismo na Figueira da Foz.
A juntar a mais uns momentos de contacto com a natureza quisemos também aprender um pouco mais sobre estes monumentos preservados até aos nossos dias.
O PR5/FF tem o seu início no Dólmen das Carniçosas, a sepultura colectiva mais bem conservada, de uma vasta necrópole que, no período neolítico, foi construída ao longo da cumeada da Serra das Alhadas, concelho da Figueira da Foz. É sem dúvida o ponto alto do percurso que, com grau de dificuldade médio, tem cerca de 10 km de extensão e leva-nos pelas povoações e lugares de Alhadas, Casal do Mato, Fonte do Ramilo, Urzal, Carvalhal e claro, a Serra das Alhadas.
Infelizmente a sinalização do percurso era, em algumas zonas, escassa pelo que tivemos mesmo de tentar adivinhar qual o trilho correcto a seguir…nem sempre acertámos à primeira…

Deixamos aqui um modesto pedido às entidades responsáveis para que tenham em conta que não basta inaugurar percursos pedestres, é também necessário um cuidadoso trabalho de manutenção, como por exemplo colocar e reforçar marcas em bifurcações importantes, colocar placas informativas onde outrora já existiram, etc…isto se o objectivo for atrair amantes deste tipo de actividades desportivas “outdoor” às suas localidades.

Vídeo Álbum Mapa GPS
PR5/FF - Rota do Megalitismo (Figueira da Foz) PR5/FF - Rota do Megalitismo (Figueira da Foz)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar