Partilhar

Percursos Pedonais de ÓbidosFoi com muito entusiasmo que partimos para mais um dia de SOLA GASTA.
Recebemos na véspera uns panfletos enviados pela Câmara Municipal de Óbidos com os trilhos turísticos da região que nos levaram a percorrer agradavelmente os cerca de 250 km (ida e volta) de estrada para os realizar.
Agradecemos desde já ao Município, a disponibilidade demonstrada desde o primeiro contacto.

Depois de assinalados no GPS o inicio dos três percursos existentes seguimos viagem com um acolhedor sol de Inverno que prometia um dia em cheio.
O objectivo passava pela realização do Percurso dos Patos Reais na Lagoa de Óbidos (4 km), seguido do Percurso do Ninho da Cegonha (1 km) e por último o Percurso do Parque Cinegético de Óbidos (1 km).
Não seria um objectivo difícil de atingir tendo em conta a curta distância e o baixo grau de dificuldade de todos eles.

Chegámos à localidade de Arelho onde na companhia de um saboroso café confirmámos a localização exacta do inicio do Percurso dos Patos Reais.
Seguindo pela estrada em terra batida da ETAR da Charneca descobrimos o Miradouro/Parque de Merendas onde teria inicio a primeira caminhada.
As vistas sobre a lagoa eram deslumbrantes e depois de saciarmos os olhos tentámos encontrar a placa de sinalização de inicio de percurso ou alguma marca que nos ajudasse a encontrar o trilho. Nada.
Como o percurso se desenrolava ao longo das margens da lagoa, descemos por umas escadas com delimitação em corda…devia ser aí no inicio.
Ao descer o primeiro degrau, qual a nossa surpresa ao verificar que, se por um lado estávamos certos e ali era o inicio do percurso, por outro logo ali abaixo o trilho atravessava um pequeno braço de rio que desaguava na lagoa…o problema era que a ponte de madeira que devia ligar as duas margens tinha DESAPARECIDO…! É verdade…
Não temos informações suficientes para saber o que originou a queda ou remoção da ponte pelo que não podemos afirmar que é apenas falta de manutenção, no entanto toda a zona nos pareceu um pouco “abandonada” e “desleixada”.
A desilusão era grande…
O primeiro objectivo do dia não poderia ser cumprido e por isso avançámos para o seguinte.

O Percurso do Ninho da Cegonha começava nas Portas da Vila de Óbidos. Ao chegar ao local, mais uma vez não conseguimos descobrir qualquer tipo de sinalização. A desilusão aumentava a cada minuto. Nem uma simples placa informativa…

As expectativas eram altas pois pelos panfletos descritivos os percursos pareciam ser interessantes mas sem sinalização, sem condições adequadas, etc…não era fácil realizá-los…

Tentámos percorrer o trilho guiando-nos apenas pelo panfleto, mas sem sucesso e cedo decidimos fazer o nosso próprio percurso.

Não iríamos dar por perdida a deslocação à bonita Vila de Óbidos e assim percorremos as suas ruas e muralhas como poderão ver no ficheiro de georeferência para download abaixo (o ficheiro regista todas as nossas deslocações, incluindo o percurso no Parque Cinegético que descreverei no próximo artigo).

Fica apenas uma nota de que, apesar de tudo, queremos voltar.  Vamos aguardar que as entidades responsáveis dediquem mais alguma atenção e recursos a este tipo de actividades e consigam assim criar as condições necessárias para atrair amantes deste turismo de natureza.

Vídeo Álbum Mapa GPS
Percursos Pedonais (Óbidos) Percuros Pedonais de Óbidos Não
disponível
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar