Verride – Brulho – Abrunheira (percurso não assinalado)
Depois de um borrego assado no carvão e um arroz de cabidela bem condimentado não foi fácil arranjar argumentos para nos mexermos…
Bem, mas a digestão tinha de ser feita e nada melhor do que um pequeno percurso para ajudar…
Um objectivo adicional era também testar uma nova funcionalidade que a partir de hoje iremos adicionar como complemento aos percursos descritivos: o percurso gravado em GPS, formato “.kmz” para poder ser vizualizado e analisado em aplicações como o Google Earth ou o Virtual Earth.
Esta pequena rota teve o seu início em Verride, no concelho de Montemor-o-Velho. Para quem não conhece a vila, pode começar no Largo Dr. Alves Guardado e descer por um caminho em terra batida, em direcção a sul.
Na primeira bifurcação, continuámos a descer pela direita. Encontrámos um rebanho de ovelhas que, atentas à nossa passagem, repousavam.
Seguimos observando as sementeiras de milho até às ruinas de um antigo moinho onde ainda hoje se encontram duas mós à espera de, quem sabe, uma nova vida.
Conta-se na vila que em tempos idos, todos estes campos ficavam submersos durante longos períodos de cheias. Havia assim a necessidade de “subir” os poucos caminhos existentes para que as populações não perdessem o contacto entre si.
Ao elevá-los, foram enterradas lages que alguns dizem ser romanas. Não sabemos…hoje apenas se vislumbra um muro em pedra que, a um nível inferior, nos vai acompanhando no trajecto.
Chegámos à Quinta do Brulho, antiga fonte e estância de banhos, hoje propriedade privada.
Iniciámos a subida do monte até à Abrunheira, por entre pinheiros, eucaliptos e vinhas geometricamente podadas, aguardando o precioso fruto que muitas alegrias nos dá.
A Primavera cobria os vales de verde e amarelo, as papoilas teimavam em salpicar os campos com o seu vermelho vivo e as cerejas pediam para ser colhidas, em cerejeiras abundantes.
Na Abrunheira, entrámos em estrada alcatroada, agora de regresso a Verride.
Vídeo | Mapa | Informação geográfica |
Ver mapa |
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email) |
Muito bom esse percurso, muitas paisagens diferentes. Gostei particularmente do video, mais propriamente a partir do 2:10 min, em que o efeito old cinema fica muito bem.
Abraço