Partilhar

Trilho das Caldeirinhas (Valpaços)O Trilho das Caldeirinhas é um pequeno percurso pedestre circular, que se desenvolve às portas da cidade de Valpaços. Com início na entrada poente da cidade, mais propriamente no Bairro da Casa Branca, os primeiros metros do caminho são feitos na Rua Souto do Pedreiro, em direcção sudoeste. A estrada em asfalto é ladeada por muros de pedra que protegem e delimitam os olivais em ambos os lados da via. Esta região é conhecida também pela sua produção de azeite e não é de estranhar, para onde quer que o olhar fuja, que se encontre um olival bem cuidado.
Mais adiante encontro uma sinalização algo arcaica com a inscrição “Caldeirinhas 2012”, indicando a direcção correcta do meu destino. Restos de alguma actividade que nesse ano aqui deve ter juntado alguns praticantes de pedestrianismo.
Entro agora num caminho rural que desce o monte, acompanhando os olivais, e deparo-me com uma enorme mancha de desolação. Esta zona foi recentemente atingida por um incêndio florestal e à minha frente encontro o resultado dessa tragédia. Desconheço se a sua origem foi criminosa ou não mas o resultado foi uma paisagem negra e devastada pelas chamas que me faz sentir revoltado, impotente…com um enorme nó no estômago.
Continuo pelo pequeno trilho em pé posto, que se desvia de enormes rochas graníticas muito próprias desta região.
Ao chegar ao vale, congratulo-me por perceber que nem toda a vegetação foi consumida pelo incêndio e aqui, alguma ainda se mantém verdejante. Nela escondem-se as ruínas de antigas azenhas e percebo que estou perto da secção principal desta caminhada.
Numa clareira encontro o aglomerado rochoso, com diversos níveis, onde deveria correr o curso de água que dá nome ao trilho. Deveria porque infelizmente não corre. Estamos ainda em meses de pouca pluviosidade e por isso, as águas não correm pelas paredes graníticas do monte.

Numa clareira encontro o aglomerado rochoso, com diversos níveis, onde deveria correr o curso de água que dá nome ao trilho.

Senti-me um pouco desiludido mas com vontade de voltar numa outra época do ano, para ver e ouvir o curso de água das “Caldeirinhas” em plena actividade, descendo a serra em socalcos.
Continuo em frente e após uma zona de mato cerrado e vegetação queimada inicio a subida de regresso. Muros de pedra solta delimitam pequenas hortas e o caminho vai ficando cada vez mais largo. Reencontro alguns olivais e o caminho rural em terra batida dá lugar ao alcatrão. Estou perto de terminar esta pequena caminhada, num percurso curto e circular, que espero reencontrar mais tarde quando a natureza tiver recuperado das maldades a que por vezes é sujeita.

Quinta Rota D'Oliveira

FICHA TÉCNICA

1,8 kmscircular
_
ALTIMETRIA
Altimetria
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar