A poucos quilómetros de Vila Franca do Campo, no planalto da Achada das Furnas, encontrei a sinalização que indicava a proximidade da Lagoa do Congro. Saí da estrada principal e estacionei o pequeno automóvel alugado logo nos primeiros metros do caminho em terra batida, onde iniciei a caminhada.
Avanço num trilho largo delimitado por cercas em arame farpado e árvores de grande porte. A vegetação fica mais densa quando inicio a descida para a lagoa.
Serpenteando agora pelo interior da floresta, encontro uma zona mais húmida, onde o musgo cobre grande parte das margens do percurso.
Estava a anoitecer rapidamente e não me restava já muito tempo de luminosidade, se ainda queria ver a lagoa na sua plenitude.
Por entre a malha de troncos de diferentes idades surge então o verde intenso da água.
Com um perímetro de cerca de 1250 metros, a Lagoa do Congro está rodeada por árvores densas que escondem as paredes da cratera. Ao contrário da maioria das lagoas da ilha de São Miguel que estão situadas no cimo de um cone vulcânico, esta fica num enorme “buraco” encaixado na região circundante.
Respira-se paz neste silêncio. Alguns troncos abraçam as águas na permanente ligação entre estas e a envolvente.
Há recantos assim na ilha, mais intimistas e longe do aglomerado das multidões.
Regresso pelo mesmo trilho enquanto o sol liberta os seus últimos raios de luz.
FICHA TÉCNICA
Folheto/Mapa
Não disponível
Distância
2,72 Kms
(linear –
ida e volta)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário