Foi depois de me instalar na Pousada de Juventude que parti à descoberta da cidade de Bragança.
Antes de saciar a sede de a conhecer, tinha de saciar a fome que trazia no estômago. Seguindo indicações da funcionária da Pousada, encontrei o centro comercial mais perto onde devorei um prato de comida rápida. Não sou grande adepto destas soluções alimentares mas quando não existe ou não se conhece alternativa, que remédio temos senão trocar a nossa maravilhosa gastronomia por algo mais simples e prático. Era já tarde e essa foi a melhor solução encontrada.
Segui em direcção ao Posto de Turismo onde me disponibilizaram um mapa da cidade. Com ele, iniciei a subida ao Centro Histórico, percorrendo as avenidas, ruas e travessas debaixo de um calor sufocante.
Apenas na esplanada em frente à Igreja de Santa Maria encontrei a desejada sombra onde aproveitei para descansar um pouco. Estava já no interior das muralhas do castelo de Bragança.
Para além da Igreja já referida, o Domus Municipalis (um edifício único de arquitectura civil românica no país) e o Pelourinho são outras das atracções do centro histórico. Pausadamente fui percorrendo e conhecendo as ameias e as paisagens que me ofereciam. Em cada pedra a sua história e nas estreitas ruas que atravessam o centro histórico as gentes tomam conta da sua vida, põem a conversa em dia com os vizinhos, saúdam quem passa…pensei como seria a vida no séc. XV, aquando da sua construção, quais as conversas, que actividades e sons encheriam as ruas…
Regressei à Pousada para o merecido descanso.
|
Olá. Vocês organizam grupos para as vossas caminhadas? Por exemplo, para quem está sózinho, disponibilizam informações de como podemos ir ter convosco para as caminhadas, ou por exemplo, para as caminhadas que vocês divulguem e não sejam os organizadores, mas participem (eventualmente), vocês organizam grupos de encontro?
Olá Susana,
Eu não organizo caminhadas, o SolaGasta é o meu espaço pessoal onde descrevo as caminhadas que faço pelo país como forma de incentivar outras pessoas a fazê-lo e a conhecer um Portugal com tanto para mostrar. Por vezes participo em caminhadas organizadas por associações, autarquias ou grupos e, neste caso, faço a sua divulgação antecipadamente aqui no SolaGasta.
Cumprimentos e Boas Caminhadas!!