Partilhar

No Centro de Portugal, junto às margens do Alva, encontramos os sabores autênticos e tão tradicionais desta região. Foi no Restaurante Lagar do Alva, situado em Côja, no surpreendente concelho de Arganil que fizemos hoje esta viagem à mesa.

Para o viajante mais desatento, ao percorrer a N344, mais propriamente a Rua Dr. Alberto Moura Pinto em Côja, é provável que passe pelos Bombeiros Voluntários sem perceber que, logo ali ao lado, existe um recanto tão especial e ainda desconhecido de muitos: a Praia Fluvial de Côja e o Restaurante Lagar do Alva que a complementa.

Após um mergulho refrescante nas águas frescas do Rio Alva, abrimos o apetite para a descoberta de um espaço onde a tradição se funde harmoniosamente com a cultura gastronómica, resultando em pratos que encantam todos os sentidos.

O ambiente rústico, com paredes de pedra e detalhes em madeira, transporta-nos para um mundo de tradições ancestrais.

O edifício de pedra conta já com mais de 300 anos e era originalmente um lagar de azeite, que utilizava a corrente do rio para movimentar as mós que esmagavam a azeitona. Pertencia ao convento de Santo António, em Vila Cova do Alva e foi convertido em restaurante no ano de 1988.
A sua localização privilegiada é um convite a entrarmos numa atmosfera acolhedora e pitoresca. O ambiente rústico, com paredes de pedra e detalhes em madeira, transporta-nos para um mundo de tradições ancestrais. É como se estivéssemos a entrar numa casa de família, onde cada refeição é preparada com amor e dedicação.

A sua cozinha regional celebra os melhores ingredientes locais. Muitos dos pratos são inspirados nas raízes da região, com destaque para os sabores robustos e reconfortantes da cozinha tradicional portuguesa, como por exemplo o bacalhau, o polvo, a chanfana e as carnes de caça. Os produtos sazonais são cuidadosamente selecionados, garantindo a frescura e a qualidade que definem cada prato.

Para começar, optámos por uma fatia fresca de melão para as crianças e um delicioso queijo da serra para os adultos. Escolhemos umas Lulas Grelhadas, acompanhadas com batata branca, batata doce, cebolinhas e grelos, e também umas Febras de Javali Grelhadas com arroz de cogumelos.

As lulas estavam no ponto, bem grelhadas e regadas com um delicioso azeite, ao qual se juntavam a acidez das cebolinhas e o contraste doce da batata.
As febras de javali poderiam estar um pouco mais finas e com menos “nervo”. Teria sido a experiência perfeita. Já o arroz de cogumelos, estava delicioso.

O bacalhau e o polvo são também duas opções muito procuradas no restaurante mas ficaram para a próxima oportunidade que certamente será em breve.
Para almoçar na esplanada, com vista para a praia fluvial, é melhor reservar com antecedência. Apesar de estar um dia de calor, a esplanada é coberta e soprava uma brisa fresca que soube muito bem.

O Lagar do Alva é mais do que um simples restaurante, é uma viagem sensorial pela autenticidade, cultura e tradições da região. É um lugar onde as memórias são criadas, o espaço certo para passar uns bons momentos com os amigos ou em família. Não perca a oportunidade de experimentar caso passe em Côja, Arganil. Afinal, as melhores histórias são contadas à volta de uma mesa. Bom apetite!

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Telefone
+351 235 721 640
Morada
Rua Dr. Alberto Moura Pinto,3305-142 Côja
Coordenadas
40.2683004,-7.9954244
coordenadas geográficas
Preço
$$$ – preço baixo / $$$ – preço alto
 

Partilhar