Partilhar

PR3SMI Vista do Rei - Sete Cidades (Ponta Delgada - São Miguel - Açores)

O PR3SMI Vista do Rei – Sete Cidades é um percurso linear com início no Miradouro da Vista do Rei. Este Miradouro é um dos locais mais concorridos da ilha e, mesmo chegando cedo, encontrei já algumas excursões de turistas que ouviam atentamente todas as informações e histórias sobre a Lagoa das Sete Cidades. A cada frase dos guias em vários idiomas, a resposta era invariavelmente a mesma, uma expressão de deslumbramento por tamanha beleza.
Se de um lado reina a excelência de uma das paisagens mais conhecidas da Ilha de São Miguel, nas minhas costas não pude deixar de reparar no antigo Hotel Monte Palace agora abandonado e num estado de degradação lastimável. Encerrado em 1990, este empreendimento de 5 estrelas é hoje apenas um conjunto de paredes à espera de um futuro incerto, sendo entretanto um dos piores postais turísticos da ilha.
Começo a caminhada seguindo a sinalização existente. Um Tentilhão-dos-Açores acompanha-me nos primeiros passos mas rapidamente a sua curiosidade desvanece e parte para outras paragens.
O trilho desenvolve-se pela vertente oeste da cumeeira da Caldeira das Sete Cidades. De um lado a lagoa em todo o seu esplendor, do outro o imenso oceano e as paisagens sob a costa oeste da ilha. Lá em baixo os vales retalhados a diversos tons de verde pintam os campos. O gado alimenta-se um pouco por todo o lado e cruzei-me com algumas vacas ao longo do caminho. Descansavam e devoravam o pasto viçoso nas encostas junto ao trilho.
A coloração da Lagoa das Setes Cidades, de um lado a Lagoa Azul e do outro a Lagoa Verde, deu origem a algumas lendas o que torna ainda mais interessante a visita a este local classificado como Paisagem Protegida.
Continuo sempre em terra batida até encontrar o alcatrão na estrada que liga Mosteiros às Sete Cidades. Segui pela direita. Mais adiante entro na secção do trilho partilhada com o PR4 SMI Mata do Canário – Sete Cidades.
Estava a chegar ao casario e tinha a lagoa cada vez mais perto.
Pouco mais de duas horas passaram desde o início da caminhada quando cheguei ao centro da aldeia das Sete Cidades. A Igreja de São Nicolau surge imponente no final de uma alameda, ladeada por árvores de grande porte. Faltava agora encontrar um local para almoçar.
Após algumas voltas na povoação, encontrei o Restaurante Lagoa Azul. Penso que era mesmo o único aberto nesse dia. Estavam a servir um buffet com especialidades da região e foi sem dúvida a melhor recompensa depois dos cerca de 9 kms da caminhada.
O regresso pode ser feito a pé, pelo percurso inverso, ou de táxi, podendo neste caso encontrá-lo junto à igreja.

FICHA TÉCNICA

Vídeo
PR3SMI Vista do Rei - Sete Cidades (Ponta Delgada - São Miguel - Açores)

Reportagem Fotográfica
PR3SMI Vista do Rei - Sete Cidades (Ponta Delgada - São Miguel - Açores)

Folheto/Mapa

Onde Ficar
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.

Distância
8,82 kms
(linear –
só ida)

ALTIMETRIA

PR3SMI Vista do Rei – Sete Cidades (Ponta Delgada – São Miguel – Açores)

DOWNLOAD GPS (GPX + KML)


Partilhar