O “PR3 VVR – Caminho do Xisto de Foz do Cobrão – O Voo dos Grifos” faz parte da rede de percursos assinalados das “Aldeias de Xisto”, os “Caminhos do Xisto”, e situa-se no concelho de Vila Velha de Rodão.
É um percurso circular com inicio junto à Igreja da Foz do Cobrão e que pode ser percorrido em ambos os sentidos. Eu optei por fazê-lo no sentido dos ponteiros do relógio.
Encontrei o painel informativo com o mapa do percurso no miradouro junto ao restaurante da aldeia. A paisagem sobre o rio Ocreza é uma constante em parte do percurso e aqui fiquei com uma amostra significativa do que iria encontrar nos primeiros quilómetros do trilho.
Iniciei a caminhada em direcção às margens do Ocreza. Saindo de Foz do Cobrão, entro num caminho que acompanha as sinuosas curvas do curso do rio. Nos pequenos socalcos encontro algum gado caprino que tentava encontrar o melhor pasto.
O trilho ficava cada vez mais estreito e irregular, com desníveis mais intensos e cansativos. Um Grifo, com a sua imponente envergadura, voava perto, circundando curioso a cada passo dado.
Ao longe vejo já as Portas do Vale Mourão (Portas de Almourão), uma dramática garganta escavada pelo rio e local de rara beleza.
Deixando agora o Ocreza cada vez mais para trás, passo perto da povoação de Chão das Cervas e continuo a subida até ao ponto mais alto do percurso. Daqui avisto a povoação de Vale do Cobrão que descansa no sopé das montanhas que a protegem.
Sigo agora mais abaixo, junto à tímida Ribeira do Cobrão, encontrando mais adiante a pequena piscina fluvial.
Quase no final do percurso vejo os moinhos que em outros tempos serviam as populações locais.
Já de regresso a Foz do Cobrão passeio-me na praia fluvial onde o leve caudal corre tranquilamente a um ritmo constante.
Subo as ruas da aldeia e após cerca de 3h:45m concluo o percurso.
FICHA TÉCNICA
Distância
9,54 kms
(circular)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário