O Percurso Pedestre Fonte da Benémola, no concelho de Loulé, tem uma extensão de cerca de 4,5 kms e desenvolve-se em trilhos de terra batida e asfalto. No Barrocal Algarvio, abrange as freguesias de Querença e Tôr e representa também a diversidade de paisagens que podemos encontrar em terras algarvias.
O trilho acompanha a Ribeira de Menalva que, durante os meses de Verão, atravessa todo o local com um caudal superior ao da maioria dos cursos de água desta região Algarvia. Para além da “Fonte Benémola” existe outra nascente que podemos observar no percurso, “o olho”, que contribui também para esse considerável caudal nos meses quentes. Tal facto ajuda à fixação de algumas espécies de fauna, como por exemplo garças ou lontras.
A população local acredita que esta água tem poderes medicinais e curativos.
Pelo caminho encontrei antigas azenhas, açudes e levadas que comprovam a importância da ribeira para a agricultura e sustento local em tempos idos.
Perto do final do percurso e antes de entrar na estrada em asfalto, encontrei um artesão em plena actividade. Era um cesteiro que preparava o vime para mais uma criação. Detive-me durante alguns instantes, observando aquela arte na construção de cestos, instrumentos musicais, copos, etc.
Umas centenas de metros adiante, cheguei ao final do percurso. Parti para a Ilha de Faro onde iria almoçar. |
Deixar um comentário