Partilhar

PR14 - A Aldeia Mágica (Arouca)

Foi do Parque de Campismo da Fraguinha que parti para o início de mais uma caminhada. Este foi o local de repouso escolhido em mais um fim de semana passado entre amigos.
Parti para Regoufe, uma aldeia encavalitada nas encostas da Serra da Arada e onde começava o percurso pedestre. Sobranceiras à aldeia, as ruínas das antigas minas de volfrâmio contavam historias de júbilo e bonança, de uma outra época, quando o sustento de tantas famílias serranas saíam das entranhas da serra.
Aqui iniciei o PR14 – Aldeia Mágica.
Nas ruas da aldeia o encontro com o passado é uma constante. Galinhas debicam as negras pedras do chão tentando encontrar aquele grão de milho esquecido da última refeição. À frente uma gata protege o filhote de estranhos enquanto o gado irrompe entre os estreitos carreiros da aldeia. Segui com a sombra de altos vinhedos que causavam a estranha sensação de invasão do quintal do vizinho.
Após a pequena ponte sobre a ribeira, deixei a aldeia para trás e o trilho segue bem demarcado até ao cume do monte. A meio da subida enormes carvalhos aguentam imponentes o passar dos anos.
Ao chegar ao cume, as vistas com que sou brindado desaceleram o batimento cardíaco. Relaxo.
Os montes parecem moldados nas mãos hábeis do oleiro. Os cumes redondos lembram bolas de algodão umas sobre as outras. Pelo trilho, a cada passo dado, a expectativa aumentava na relação inversa à distância que me separava de Drave.
Finalmente cheguei. Drave é uma aldeia isolada num vale da Serra. Este isolamento levou ao seu completo abandono não sendo hoje uma aldeia fantasma, graças ao trabalho voluntário e dedicação de um grupo de escuteiros.
Na aldeia, uma cascata teima em servir de água uma pequena maravilha da natureza…entre as rochas escuras e à sombra do arvoredo, uma paradisíaca piscina fluvial convida a um mergulho refrescante. Não me faço rogado e entro nas águas frias sem hesitar. Que bem me soube.
Depois de uma rápida secagem ao sol, retempero energias com uma sandes e uma peça de fruta.
Disparo as últimas fotos e meto-me ao caminho. Estava na hora de regressar.

Vídeo Álbum Mapa Onde ficar Perfil Extensão
PR14 - A Aldeia Mágica (Arouca)
PR14 - A Aldeia Mágica (Arouca)
PR14 - A Aldeia Mágica (Arouca)
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
PR14 - A Aldeia Mágica (Arouca)
8,37 Km
(linear – ida e volta)
GPS
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Ver mais informações no website da Câmara Municipal de Arouca

Partilhar