Partilhar

PR11 - Vereda dos Balcões (Santana - Madeira)

O dia estava a terminar e corríamos um pouco contra o tempo para conseguir fazer o PR11 – Vereda dos Balcões antes de o sol se esconder atrás do Maciço Central da Ilha da Madeira. Apesar de ser um percurso relativamente pequeno e com um baixo grau de dificuldade, quem anda nestas andanças com crianças sabe que por vezes há situações inesperadas que atrasam e limitam a realização destas pequenas aventuras.
Saímos de Santana onde acabávamos de conhecer as Casas de Colmo e pela E.R. 103 seguimos em direcção a Ribeiro Frio. Ziguezagueando pela montanha, a dada altura tivemos algumas dúvidas se estaríamos na direcção certa mas logo adiante percebemos que sim ao encontrar a placa que confirmava estarmos a chegar ao sítio de Ribeiro Frio. Estacionámos junto ao “Faísca”, famoso pelos seus pregos em bolo do caco, mas esta deliciosa iguaria teria de ficar para a próxima oportunidade pois queríamos mesmo muito iniciar a caminhada até ao Miradouro dos Balcões.
Decidimos começar a caminhada junto ao restaurante, à sua direita, onde uma placa com a indicação “Miradouro dos Balcões” nos encaminhava para uma escadaria que subia a encosta. Esta foi a secção mais exigente do percurso que, não fazendo parte do percurso assinalado, decidimos inclui-la para que o percurso fosse circular.
Foi um alívio quando chegámos ao trilho assinalado. Agora com a Levada da Serra do Faial ao nosso lado podíamos caminhar pelo trilho sem grandes desníveis até ao Miradouro.

A esta hora do dia o sol beija os picos das montanhas num cenário pincelado a três tons: azul, dourado e verde.

O percurso linear assinalado tem a extensão de 1,5km para cada lado. Num caminho largo, em terra batida, lama nas secções mais húmidas e alguma pedra a espaços, podemos observar uma grande diversidade de flora, espécies endémicas características da Floresta Laurissilva mas também algumas árvores exóticas como os Carvalhos e Plátanos. Também a diversidade de avifauna está bem representada, sendo este um percurso também procurado pelos amantes da observação de aves (birdwatching) na Madeira.
Debaixo de sombras e um verde intenso, rapidamente chegámos ao Miradouro dos Balcões. A recompensa foi grande pois as paisagens para o vale da Ribeira da Metade e da Freguesia do Faial são realmente impressionantes. A esta hora do dia o sol beija os picos das montanhas num cenário pincelado a três tons: azul, dourado e verde.

PR11 - Vereda dos Balcões (Santana - Madeira)

Lá em baixo nos vales verdejantes ganham força as nascentes e correm as ribeiras com a condensação da água dos nevoeiros nas folhas das plantas que se infiltra no solo. Essa água é um bem precioso para a ilha e prova disso é o seu aproveitamento na Central Hidroelétrica da Fajã da Nogueira, visível do miradouro, que produz electricidade e abastece o concelho de Santana.
A escassez de nuvens no céu permitiu-nos vislumbrar ao longe a Cordilheira Central da ilha onde se destacam o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo. Apetecia ficar mais um pouco. Alguns pássaros pousavam perto, curiosos ou talvez na expectativa de umas migalhas. Mas o regresso era inevitável e queríamos fazê-lo ainda com a luz do dia.

PR11 - Vereda dos Balcões (Santana - Madeira)

Agora sempre pelo percurso assinalado a levada encaminha-nos até ao surpreendente café “Flor da Selva” que surge no caminho, já perto do final do percurso. Rapidamente chegámos ao asfalto da E.R. 103 e restavam agora algumas dezenas de metros para concluir a caminhada.
Este será provavelmente um dos percursos pedestres assinalados mais acessíveis da ilha e foi uma óptima forma de terminar este dia tão preenchido na Ilha da Madeira. Amanhã estava planeada uma visita a Porto Moniz depois de percorrer um dos mais famosos e concorridos trilhos da ilha: o “PR6 – Levada das 25 Fontes“. Não percam o próximo post.

Pontos de Interesse:

Miradouro dos Balcões, Parque Florestal do Ribeiro Frio.

Dicas:

  • Provar o prego em bolo do caco no “Faísca”.
  • Visitar o Parque Florestal do Ribeiro Frio.
  • Estacionar junto ao “Faísca” ou mais acima junto à loja de artesanato e zona de restauração.

Fontes:

FICHA TÉCNICA

Marcação
4/5marcação

Dificuldade
2/5dificuldade

Paisagem
4/5paisagem

Elevação mínima
833melevação mínima

Elevação máxima
908melevação máxima

Subida acumulada
114msubida acumulada

Descida acumulada
127mdescida acumulada

Distância
2,7kmcircular

Tempo
1h:00m
 
ALTIMETRIA
Altimetria
 
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar