Partilhar

PR1 LGA – Percurso dos Sete Vales Suspensos (Lagoa)

O PR1 LGA – Percurso dos Sete Vales Suspensos liga a Praia da Marinha à Praia de Vale Centeanes numa extensão de cerca de 11 quilómetros, ida e volta.
Desenvolve-se no concelho de Lagoa, pelas arribas da orla costeira e por vezes atravessa algumas linhas de água. Muitas delas desaguam acima do nível do mar o que, devido à forte erosão e ao rápido recuo do litoral, não acompanhado pelas linhas de água, deram origem aos “vales suspensos”.
Comecei a caminhada na Praia da Marinha, junto ao parque de merendas.
Os trilhos por estas arribas calcárias revelam paisagens e formas deslumbrantes, esculpidas pacientemente pelos artistas do tempo. Encontrei também vários algares, cavidades de desenvolvimento principalmente vertical que são originadas pelo movimento constante da subida e descida das águas.
A caminhar, desci à Praia de Benagil, onde ainda vi algumas redes da faina, mas a maioria das embarcações que descansam no areal, dedicam-se hoje a viagens turísticas pelas grutas e praias isoladas da região.
Subi em direcção ao povoado e continuei pelo topo das escarpas até à Praia do Carvalho. Aqui observei a palmeira-anã, que ouvi dizer, é a única palmeira nativa da Europa.
Mais à frente, o farol de Alfanzina foi erguido num promontório rochoso no lugar com o mesmo nome e continua hoje, com a sua imponência, a ajudar activamente toda a navegação costeira.
Estava agora mais perto da Praia de Vale Centeanes. Terminei o percurso e iniciei todo o caminho de regresso.

Vídeo Álbum Folheto Onde ficar Perfil Extensão
PR1 LGA - Percurso dos Sete Vales Suspensos (Lagoa)
PR1 LGA – Percurso dos Sete Vales Suspensos (Lagoa)
Ver em
cm-lagoa.pt
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
PR1 LGA – Percurso dos Sete Vales Suspensos (Lagoa)
10,57 Km (linear – ida e volta)
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

 

Partilhar