Partilhar

PR1 - Cidade da CalcedóniaO trilho “Cidade da Calcedónia” entra directamente para o lote dos trilhos com maior grau de dificuldade até hoje percorridos pelo SOLA GASTA. Foi duro sim mas valeu realmente a pena.
Este percurso realiza-se no coração da Serra do Gerês. Com início no cruzamento das estradas EN 304 e EN 307, na freguesia de Covide, concelho de Terras do Bouro.
Ao chegar ao cruzamento fomos recebidos por uns amigos muito especiais. Três cães vadios que nos saudaram de uma forma efusiva. Um deles, revelou-se o mais especial de entre todos, sendo o nosso guia e companheiro durante os cerca de 10 km do trilho. Foi baptizado pelos caminhantes de “Ralf”.

E assim seguimos com o Ralf pela EN 307 em direcção a Campo do Gerês. 500 metros à frente, no lugar de Várzeas virámos à direita por um caminho de calçada granitíca que logo se transforma em terra batida. Iniciámos a subida até ao Cabeço da Calcedónia.
A subida começa através de pequenos bosques que aos poucos vão dando lugar a paisagens tipicamente montanhosas, onde predominam enormes rochas em granito. Estas esculturas naturais são dignas de registo pois devido à constante erosão assumem muitas vezes formas semelhante a rostos humanos e animais.

Ao chegarmos ao cume da montanha, as paisagens são deslumbrantes. Aproveitámos para descansar um pouco, refrescarmo-nos e tirar fotografias que registassem o momento. O Ralf tentava aparecer em todas…o mais engraçado é que ele parecia estar a gostar tanto do percurso como nós pois de quando em vez subia a uma rocha mais alta e ali ficava a desfrutar das vistas em redor, enquanto esperava por nós. Magnífico.

Chegámos à Cidade da Calcedónia, com a sua famosa fenda entre duas pedras gigantescas. Seguimos as indicações nas placas e iniciámos a descida para Covide a 3,5 km.

Uma descida dura por entre verdejantes bosques alternando com blocos granitícos típicos de paisagens montanhosas, com caminhos estreitos estre as escarpas da montanha, um misto de aventura, desporto radical e tranquilidade que só o contacto com a natureza nos pode proporcionar.

Soube bem refrescarmo-nos nas águas frias e limpidas do Poço Azul, uma pequena piscina fluvial na base da montanha, mesmo a poucas dezenas de metros do final do percurso.

Vídeo Mapa Informação geográfica
Parte I
PR1 - Cidade da Calcedónia (Covide e Campo do Gerês) - Parte I
Parte II
PR1 - Cidade da Calcedónia (Covide e Campo do Gerês) - Parte II
PR1 - Cidade da Calcedónia (Covide e Campo do Gerês)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar