“Pichas” da minha terra
As “pichas”, também denominadas em algumas regiões por “camarinha” são um pequeno camarão, um delicioso petisco praticamente desconhecido em Portugal mas muito apreciado, por exemplo, em Espanha. É talvez um dos segredos mais bem guardados da nossa gastronomia e transporta-me de imediato para os tempos da minha infância em Buarcos, Figueira da Foz. Naquela altura, as peixeiras junto à praia tentavam vender a safra da última faina, para compor o escasso orçamento familiar. Era regalar os olhos com alguidares cheios de caranguejo, “percebes”, camarão da costa e por vezes “pichas”, quando os pescadores não as usavam como isco.
É talvez um dos segredos mais bem guardados da nossa gastronomia e transporta-me de imediato para os tempos da minha infância.
As mais saborosas formas de as confeccionar são por vezes as mais simples. Basta cozer em água e sal e servir, ou então juntar a estas depois de cozidas, cebola picada, azeite e vinagre a gosto. Acompanhado com uma cerveja ou um vinho verde fresquinho é perfeito para uma entrada num jantar de amigos ou um petisco numa tarde de Verão.
Hoje já não encontramos essas peixeiras junto à praia dos meus tempos de miúdo, mas se passarem pela Figueira da Foz, não deixem de visitar o bonito Mercado Municipal Engenheiro Silva, recentemente restaurado, e procurar nas bancas esta deliciosa iguaria. Não se irão arrepender.
Deixar um comentário