Partilhar

Percurso Pedestre Quinta das Arcas - Rota dos Vinhos Verdes (Valongo)

S. Pedro não estava com grande disposição durante toda a semana e a chuva forte que durante vários dias caiu em Portugal, tornou as terras muito húmidas e enlameadas no dia do Percurso Pedestre Quinta das Arcas – Rota dos Vinhos Verdes em Valongo.
Ainda assim, a caminhada organizada pela Quinta das Arcas – uma empresa familiar que se dedica essencialmente à produção de vinhos na região dos Vinhos Verdes e no Alentejo – contou com uma melhoria das condições climatéricas, pelo menos durante a manhã. A chuva parou para dar lugar a um intenso nevoeiro.
Depois do briefing de boas vindas, iniciámos com boa disposição os cerca de 5 kms de percurso circular que nos levaria pelos pontos mais emblemáticos da região envolvente aos terrenos da propriedade.
Poucas dezenas de metros à frente, observámos um ancestral moinho circular coberto, em tempos movido pela força de um boi. Continuámos em direcção a Ferreira onde uma outra azenha do séc. XIX é ainda usada ocasionalmente. Continuando por caminhos antigos, entre terras de cultivo e pastorícia, chegámos ao local da Primeira Grande Batalha da Guerra Civil Portuguesa, travada em 1832 aquando do Cerco do Porto, a Batalha de Ponte Ferreira.
Junto à ponte, parámos um pouco para beber um café nas margens do Rio Ferreira. Imaginei esta zona de lazer nos meses estivais, com o parque de merendas repleto de famílias, sorrisos e brincadeiras de criança. Um local muito aprazível para se passar uns bons momentos.
Continuámos agora para descobrir imensos hectares de vinhas que nesta região assumem características especiais, fornecendo aos vinhos verdes uma qualidade difícil de encontrar em outro lugar do mundo.
Percorríamos agora os últimos metros entre vinhas.
A caminhada terminou da melhor maneira possível, com um convívio nas instalações da Quinta das Arcas para uma prova de queijos, vinhos e azeite produzidos na quinta. Uma delícia!…O meu preferido? O Vinho Verde Tinto…
Uma das principais razões pelas quais gosto caminhar é o facto de, em cada local deste país conseguir encontrar pessoas simpáticas e acolhedoras, com paixão pelo local onde moram. Descrevem-me a sua região com tanto entusiasmo que me levam a querer voltar para conhecer mais. Foi o caso nesta caminhada. Muito obrigado por me deixarem a vontade de regressar, para conhecer mais de Valongo, a Serra de Santa Justa, Pias e em especial a Aldeia de Couce…

Nota: O GPS fichou sem pilhas durante algumas dezenas de metros pelo que nessa pequena secção surge um traço ligando os dois pontos efectivamente marcados.

Vídeo Álbum Folheto Onde ficar Perfil Extensão
Percurso Pedestre Quinta das Arcas - Rota dos Vinhos Verdes (Valongo)
Percurso Pedestre Quinta das Arcas - Rota dos Vinhos Verdes (Valongo)
Ver mapa aqui
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
Percurso Pedestre Quinta das Arcas - Rota dos Vinhos Verdes (Valongo)
5,37 Km (circular)
DOWNLOAD GPS
(GPX + KML)

 

Partilhar