Chovia intensamente quando cheguei à freguesia da Achada, concelho de Nordeste, na ilha de São Miguel.
O meu destino era o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões que se desenvolve ao longo de parte do curso de água da ribeira com o mesmo nome.
Ao chegar é difícil não ficar boquiaberto com a imponência da cascata bem visível da estrada. É um convite irrecusável para estacionar e descobrir pausadamente os trilhos do parque.
Situado nas encostas da Serra da Tronqueira, é impressionante a variedade de flora que encontro nos seus declives.
Começo por descobrir a zona circundante da cascata, no curso de água a montante da ponte de pedra. O disparador da máquina fotográfica estava frenético. Os enquadramentos eram muitos e a chuva que caía abundantemente não intimidava.
Desloco-me agora para a entrada oficial do parque. Logo ali, uma levada ainda transporta água para o que resta de um antigo moinho. Encontrei alguns pelo parque sendo que num deles funciona um pequeno Museu Etnográfico.
Desço as escadas gastas pelo tempo e encontro uma nova queda de água e na sua base uma piscina fluvial saída de um conto de fadas. Um lugar paradisíaco e protegido por um verde luxuriante.
As águas da ribeira continuam a ecoar pelo espaço, servindo de banda sonora a esta caminhada.
Mais adiante, um parque de merendas recebe os turistas num local aprazível, junto a uma nova cascata.
Os socalcos na margem da ribeira convidam a um “sobe e desce” permanente, onde caminhos se cruzam e nos desvendam recantos inigualáveis.
Termino com uma passagem pela loja de artesanato que funciona agora nas antigas instalações de uma casa de moleiro. Continua a chover intensamente lá fora.
FICHA TÉCNICA
Folheto/Mapa
Não
disponível
Distância
2,40 Kms
(linear –
ida e volta)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário