Partilhar

Percurso Pedestre das Minas de Pereira de Selão (Chaves)

O Percurso Pedestre das Minas de Pereira de Selão é uma rota circular que fiz a partir da Quinta do Olival, em Vilas Boas, concelho de Chaves. Com pouco mais de 7 kms em calçada, asfalto, caminhos rurais e trilhos florestais, leva-nos a conhecer as antigas Minas de Pereira de Selão, bem como as aldeias de Vilas Boas, Pereira de Selão e Valverde.
Começo a caminhada na Rua da Fonte e sigo pela Estrada Municipal 549 (EM549) que liga Vilas Boas a Vidago. Um rebanho de ovelhas aproveita o pasto nos terrenos às portas da aldeia. A cerca de 600m encontro à direita a placa com indicação de Pereira de Selão e tomo essa direcção numa estrada em asfalto ladeada por pinhais e olivais. Após mais 700 m de percurso, vislumbro as primeiras casas de Pereira de Selão.
À entrada da aldeia transmontana, no lugar onde outrora existiam as minas de quartzo e feldspato, extraídos para a indústria cerâmica, surge hoje um grande lago de águas naturais. Depois do abandono das minas e sem a devida reposição de solos obrigatória por lei, o “buraco” deixado pela exploração mineira foi-se enchendo com as águas que no subsolo circulavam livremente. Desconheço à partida a qualidade desta água para o aproveitamento turístico mas imagino aqui uma lagoa com inúmeras potencialidades à espera de serem descobertas. Com alguma força de vontade das entidades competentes penso que este pode ser um pólo de atracção turística na região.
É um exemplo claro de que o que o homem desleixa e esquece, a natureza trata de compor e equilibrar. Porque não aproveitar esta dádiva?
Deixo a lagoa para trás, envolta na urze autóctone que entretanto se foi apoderando das suas margens e paredes rochosas.
Entro na aldeia de Pereira de Selão e percorro as ruas em calçada até ao núcleo central da mesma. Muito do casario tradicional encontra-se hoje em ruínas esperando alguma dinâmica e renovação que possa ser feita pelos filhos da terra, ou mesmo por quem dela não seja e se apaixone à primeira visita.
Pela Rua da Paz chego ao largo da capela e reparo numa curiosa inscrição no portão de ferro: “Oferta de Manuel Rodrigues e Esposa – 1961”. Desconheço qual o âmbito da oferta deste casal benfeitor, se o portão, se a capela, se o restauro da mesma…com certeza algo o suficientemente importante para ficarem eternizados no portão que lhe dá acesso.
Saio da aldeia e continuo na estrada principal que liga Pereira de Selão a Valverde. Descendo em altitude, encontro à minha passagem vinhas, pinhais e plantações de centeio que pincelam a paisagem, com o Vale de Oura ao fundo.
Virando ligeiramente à esquerda, num caminho em terra batida que atravessa o pinhal, chego rapidamente à Capela de Santo Amaro, já na aldeia de Valverde. Continuo até ao centro da povoação e contorno a Capelinha para iniciar a subida de regresso a Vilas Boas.
Caminho na calçada da EM549 e vejo, escondido no vale, o casario da povoação de Fornos. Mais adiante, a cerca de 1000 metros de Vilas Boas, um trilho em terra batida leva-me por entre os campos de cultivo, vinhedos, pomares e olivais, ladeados por muros de pedra e que me guiam até à entrada na aldeia.
Termino o percurso ao som dos sinos da bonita igreja de Vilas Boas.

FICHA TÉCNICA

Vídeo
Percurso Pedestre das Minas de Pereira de Selão (Chaves)

Reportagem Fotográfica
Percurso Pedestre das Minas de Pereira de Selão (Chaves)

Folheto/Mapa
Não
disponível

Onde Ficar
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.

Distância
7,21 kms
(circular)

ALTIMETRIA

Altimetria - Percurso Pedestre das Minas de Pereira de Selão (Chaves)

DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

Partilhar