Este percurso pedestre começa junto ao paredão da Barragem de Valdanta, a pouco mais de 4 quilómetros do centro de Chaves.
Ao chegar, o espelho de água da albufeira reflectia o cinzento de várias tonalidades que nas nuvens soprava no céu. Este, a espaços, mostrava o seu azul intenso, inspirando as primeiras fotografias.
O percurso desenvolve-se em torno da albufeira da barragem, em trilhos de terra batida e numa pequena parte, já nas últimas centenas de metros, em estrada de alcatrão.
Iniciei a caminhada para Este, percorrendo o paredão da barragem. No meio das suas águas surge uma pequena ilha com poucos metros quadrados, onde cerca de duas dezenas de pinheiros lutam por um pedaço de terra onde se agarrar.
Atravesso o paredão e mantendo-me à direita, junto à margem, percorrendo o trilho bem definido. Em sentido contrário, um “BTTista” aproveita também esta excelente envolvente para aperfeiçoar a sua performance.
Subindo para uma altitude mais elevada deixo atrás de mim uma fantástica panorâmica da albufeira. Mais adiante, o ruído dos automóveis aumenta de intensidade à medida que me aproximo da A24, a Auto-Estrada que liga Trás-os-Montes à Beira Interior.
Paralelamente a esta, percorro agora um caminho em terra batida, numa sinusoidal de subidas e descidas, até encontrar uma placa indicativa de “zona de caça”.
Avanço com muito cuidado e redobrada atenção, descendo o trilho para uma secção mais próxima das águas. Estou agora do lado oposto ao paredão da barragem e inicio a subida do monte com vistas privilegiadas para o pequeno lago, formado pela retenção das águas na represa (ver fotografia acima).
Ao chegar às estufas continuo pela direita e em breve encontro a estrada asfaltada que liga a povoação de Valdanta à barragem. Daqui a umas centenas de metros chego ao ponto onde iniciei o percurso, com pouco mais de 4,5 quilómetros percorridos.
FICHA TÉCNICA
Folheto/Mapa
Não
disponível
Distância
4,66 kms
(circular)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário