Percursos pedestres em Portugal. Caminhadas por concelho, distrito e regiões autónomas. Trilhos nas Serras e Parque Naturais de Portugal. Reportagens em vídeo, fotografias, altimetria e ficheiros GPS para download.
Percurso Pedestre – À Descoberta de Valpaços (Valpaços)
Este percurso pedestre permite conhecer algum do património edificado da cidade de Valpaços. Tem o seu início junto à Escola E.B.2/3 Júlio do Carvalhal e depois de percorrer o centro da cidade, termina no Santuário da Nossa Senhora da Saúde.
Começo a caminhar na Avenida Nossa Senhora da Saúde até ao Jardim da Câmara Municipal de Valpaços. O Tribunal e o edifício da Autarquia destacam-se na praça onde o coreto bem estimado, assume também algum protagonismo. Aproveito as refrescantes sombras do pequeno parque de merendas posterior aos Paços do Concelho para almoçar. O ar estava quente e abafado, próprio dos dias de trovoada, e nem a mais leve brisa soprava. Esta sombra no parque de merendas veio na hora exacta em que o estômago começara a queixar-se.
Não demorei muito até retomar o passo, seguindo pela Rua Passos Manuel em direcção à Igreja Matriz de Valpaços – a Igreja de Santa Maria Maior. No seu largo fronteiro, o chafariz e o mosaico anexo, despertam a minha atenção. Observo atentamente a Casa do Arco, também conhecida como “Solar dos Morgados”, “Casa dos Magalhães Pinto”, “Casa dos Pinto Leite” ou ainda “Solar do Terreiro” que, classificado como Imóvel de Interesse Público, tem as suas origens no séc. XV. Na sua longa fachada podemos ver a Pedra de Armas e numa das extremidades encontramos a capela do séc. XVIII. Todo o conjunto desenvolve-se numa planta em forma de “U”, com um pátio, sendo actualmente propriedade da Autarquia.
Na Rua Dr. Francisco José de Medeiros, os edifícios mantêm a traça antiga, com os varandins trabalhados em fachadas de época. Aqui ainda se pode saborear lentamente um petisco numa tasca tradicional. Sigo para o Largo da Feira e por pouco não a apanhei. Os funcionários da autarquia procediam já à limpeza do espaço público onde esta decorreu durante a manhã. Os passadiços pedonais atravessam o espelho de água neste espaço amplo e bem cuidado.
Encaminho-me novamente para a Avenida Nossa Senhora da Saúde para me dirigir agora ao Santuário com o mesmo nome.
Ei-lo lá no alto do monte, com posição privilegiada sobre a cidade, aguardando as festas anuais em honra de Nossa Senhora da Saúde, no primeiro domingo de Setembro. Rapidamente chego às escadas de acesso e subo-as degrau a degrau. Ao chegar ao último, sento-me a contemplar o núcleo urbano de Valpaços. Como pano de fundo vislumbro alguns relâmpagos, avisando-me da tempestade que se aproxima rapidamente. Tenho ainda tempo para visitar o Cruzeiro dos Milénios, a poucos metros do Santuário, inaugurado em 1999. A chuva começa a cair intensamente e sou forçado a procurar abrigo, terminando aqui a caminhada, após percorrer cerca de 5kms.
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar no mesmo, está a consentir a sua utilização.AceitarRejeitarPolítica de Privacidade
Junta-te aos +3500 caminhantes e recebe os percursos por email, com sugestões para conheceres melhor Portugal! Vê e descarrega grátis os novos trilhos para o teu GPS!
Join the +3500 hikers and receive the routes by email, with suggestions to get to know Portugal! View and download new tracks for your GPS for free!
Deixar um comentário