Percurso Pedeste da Sr.ª da Graça – Serpins (Lousã)
A praia fluvial da Sr.ª da Graça em Serpins, concelho de Lousã, é durante a época balnear destino de muitos veraneantes que por ali se banham nas refrescantes águas do rio Ceira.
Foi já nos últimos dias de Setembro que decidimos passar por lá. Pernoitámos no Parque de Campismo local.
O Percurso Pedeste da Sr.ª da Graça leva-nos a conhecer a vila de Serpins, o seu património cultural, religioso e natural.
Iniciámos a caminhada junto à entrada principal do Parque de Campismo onde em frente se situa a Capela da Sr.ª da Graça. De frente para a capela, virámos à esquerda na subida que nos encaminha para o centro da vila.
Na bifurcação da pequena fonte continuámos em frente em direcção à Estação de Caminhos de Ferro. Passámos o Quartel dos Bombeiros Voluntários, a Junta de Freguesia / Centro de Saúde e rapidamente lá chegámos.
Regressámos pelo mesmo trilho de asfalto até encontrarmos uma bifurcação, junto à padaria e mercado local. Seguimos pela direita, descendo até à famosa ponte romana de Serpins. Atravessando-a, voltámos à esquerda junto à Casa Cortez, casa esta fundada em 1929.
Cerca de 200m mais adiante encontrámos, no cruzamento, as escadarias de acesso à Igreja Paroquial de Serpins, local de visita obrigatória.
Situada no cimo de um monte e isolada do centro habitacional da vila, é dedicada a Nossa Senhora do Socorro, patrona da freguesia. O seu actual estado de conservação deve-se fundamentalmente a uma remodelação ocorrida na segunda metade do século XVIII. Por entre as árvores e restante vegetação que a circundam, conseguimos, a espaços, observar a paisagem envolvente.
Descemos e seguimos as placas indicativas da praia fluvial. Estávamos a terminar o percurso pois logo alí ao lado estava situado o Parque de Campismo.
No dia em que chegámos a Serpins ainda pudemos observar as comportas da praia fluvial fechadas, o que nos permitiu ver toda a zona de banhos com o nível de água normal para a época balnear. Infelizmente não tirámos fotografias nesse dia e durante a noite as comportas foram abertas e a praia fluvial deixou de o ser pois toda a água acumulada na pequena piscina correu rio abaixo. Ficam no entanto as fotografias.
Vídeo | Álbum | Mapa | GPS | |
Ver no Google Maps |
|
Notas: Apesar do percurso ter o seu início no parque de campismo, o vídeo está gravado em sentido inverso, da Estação de Comboios para o parque de campismo.
Deixar um comentário