Partilhar

Pelas ruas de Unhais da Serra (Covilhã)Foi já a caminho de casa, após uma breve estada nas Penhas da Saúde, que conheci a pacata vila de Unhais da Serra.
Vila do concelho da Covilhã e distrito de Castelo Branco, Unhais da Serra, dista aproximadamente 20 km da sede de concelho. Encaixada num vale glaciar, a uma altitude de 750 m, no sopé da vertente sudoeste da Serra da Estrela, desfruta de umas vistas privilegiadas para as altas montanhas.
Foi aforada em 1186 por D. Sancho I e incluída no território da Covilhã. Em 1758 era já sede de freguesia sendo elevada a vila no dia 11 de Julho de 1985.

A Ribeira de Unhais resulta da confluência das ribeiras da Estrela e da Alforfa. Iniciei a caminhada à descoberta da vila acompanhando a ribeira, subindo até ao moderno complexo turístico termal. A sua imponência destaca-se contrastando com a vertente montanhosa da serra. Este complexo é sem dúvida umas das razões pelas quais todos os anos centenas de turistas visitam a vila termal.

“Unhais da Serra viveu a sua grande época turístico termal nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, sendo na altura conhecida como “Pérola da Beira” ou “Sintra da Covilhã”. A conversão da residência do Conde da Covilhã, pelo próprio, no GRANDE HOTEL de Unhais da Serra tendo anexo o “CASINO” … com espaçosos salões de dança, bilhares, jogos de vaza e buffets…, Contribuiu para o fortalecimento do turismo local, vocacionado na altura para a classe relativamente numerosa de proprietários e industriais têxteis da região.”

In UnhaisdaSerra.com

Contornando o complexo turístico, desci em direcção ao centro da vila, por ruas estreitas e empedradas, parando na Rua Conde da Covilhã junto à Fonte do Castelo onde me refresquei.
Seguindo até à Igreja Paroquial de Santo Aleixo percorri a Avenida Nossa Senhora da Saúde regressando já focado num único pensamento…
“Onde seria o almoço de hoje?” – a engrenagem cerebral “patinou” aqui.
Iria meter-me no carro a caminho de casa e logo se veria…

Vídeo Álbum Mapa GPS
Pelas ruas de Unhais da Serra (Covilhã) Pelas ruas de Unhais da Serra (Covilhã) Ver Google Maps
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar