Partilhar

Pelas ruas de Folgosinho até ao Castelo (Gouveia)

O plano inicial era percorrer o PR1 – “Rota dos Galhardos” mas devido ao agravar das condições climatéricas, fomos obrigados a adaptar a agenda e assim, para evitar “males maiores”, fizemos uma pequena caminhada pela vila de Folgosinho.
Freguesia do concelho de Gouveia, situa-se na encosta norte da Serra da Estrela, a 933 metros de altitude e a 11km da sede de concelho.
Não demos o nosso tempo por perdido pois a vila tem o seu particular encanto. Quase inacessível antes da construção da estrada nacional, em 1914, cresceu entre o Castelo e o Outeiro, dois possíveis castros pré-históricos.
Como rapidamente percebemos, todas as ruas convergem para a Igreja Matriz e a Praça Central. Foi por elas que caminhámos em direcção ao Castelo. O vento soprava forte e teimava em dificultar-nos o passo.
Nas ameias do velho castelo a paisagem assombra-nos. Invejo a torre do relógio que durante os 365 dias do ano se deleita com tão estonteante panorama. Serena, ali permanece protegendo a vila que cresceu sob a sua guarda.
Não precisamos de mais motivos para querer regressar a Folgosinho. Da próxima, concerteza o tempo estará do nosso lado e a Rota dos Galhardos será então cumprida.

Vídeo Álbum Mapa Onde ficar Perfil Extensão
Pelas Ruas de Folgosinho ate? ao Castelo (Gouveia)
Pelas Ruas de Folgosinho ate? ao Castelo (Gouveia)
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
Perfil - Pelas ruas de Folgosinho até ao Castelo (Gouveia)
1,85 Km
(circular)
GPS
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Notas: Para mais informações ver www.casasfolgosinho.com e www.folgosinho.com

Partilhar