Passeio Pedestre – Vila e Castelo da Lousã (Lousã)
“Falar na Lousã, em termos turísticos, equivale a referir monumentos, história, belezas paisagísticas e, designadamente, montanha, para além da sua proximidade geográfica a outros centros turísticos.
De facto, a Lousã, situada no centro de Portugal, caracteriza-se por ser um concelho com bastantes motivos de interesse, quer ao nível da sua história, quer no que respeita aos espaços naturais e respectiva utilização, como sejam os desportos de aventura, cujo palco privilegiado é a Serra da Lousã, que se assume como ex-libris deste concelho.”
in “Câmara Municipal da Lousã“
Iniciámos a caminhada junto ao Posto de Turismo da vila, na Rua Dr. Pires de Carvalho, onde nos munimos de mapas e toda a informação necessária para complementar a nossa visita à Lousã.
Na Rua Comendador Montenegro cortámos ao encontro da Avenida do Brasil. Ao cimo e depois da rotunda observámos os Paços do Concelho e pela Rua Dr. João Santos chegámos à Igreja Matriz.
Na Rua Visconde do Espinhal voltámos à esquerda encontrando a Rua Movimento das Forças Armadas e depois a Rua Carlos Reis que nos levou ao Parque com o mesmo nome, onde parámos para saborear um café. Para além da piscina descoberta, este parque possui um anfiteatro ao ar livre com capacidade para cerca de 800 pessoas.
Depois da breve pausa, seguimos descendo a Rua Professor António Baptista de Almeida. Contornando o pequeno jardim entrámos na Avenida São Silvestre em direcção à Praça Luís de Camões para mais umas fotos no jardim central da mesma.
Regressámos à Avenida do Brasil, agora descendo-a em direcção ao local onde o carro nos esperava para a próxima etapa: O Castelo e as Piscinas Fluviais (podíamos ter seguido a pé mas o tempo era escasso e queríamos aproveitar para conhecer ainda outros locais ).
O Castelo da Lousã, também denominado Castelo de Arouce, é um local mágico.
Relata-nos a lenda que no tempo longínquo da dominação muçulmana, um rei ou um emir de nome Arunce teria fundado o castelo para proteger a sua bela filha, de nome Peralta, enquanto ele se encontrasse em campanha no Norte de África ou aí se deslocasse, em busca de reforços contra as tropas cristãs que, cada vez mais, faziam cerco às terras maometanas. Seria em memória deste fantástico rei que o castelo e povoação se passaram a chamar Arouce.
Junto ao Castelo encontramos as Piscinas Fluviais que durante quase todo o ano são o destino de turistas de diferentes classes etárias, uns para se refrescarem nas suas águas, outros para merendarem nas mesas de pedra construídas ao seu redor.
Foi aí que passámos uns tranquilos momentos antes do regresso.
Vídeo | Álbum | Mapa | GPS | |
|
A Lousã é sem dúvida, um dos locais mais espectaculares de Portugal! Infelizmente não conheço muito. Nesta zona do Castelo já tive o prazer de estar, infelizmente só à noite o que não me permitiu ver grande coisa, mas onde degustei um manjar delicioso no Resturante “Burgo”!! Muito bom.
Para além disto, a outra zona que conheço é o meio da serra!! Já fiz a descida da serra Lousã de BTT e digo-vos que passei por zonas simplesmente maravilhosas. Sítios que nem toda a gente teve até hoje o prazer de conhecer, viste que passa mesmo pelo meio da mata!