Partilhar

Passeio Pedestre - Vila de Góis (Góis)Visitámos a romântica Vila de Góis.

A cerca de 40 km de Coimbra a vila repousa tranquilamente no Vale do Ceira entre as serras do Carvalhal e do Rabadão.

De “trouxa” às costas chegámos ao Parque de Campismo Municipal ainda cedo, de onde, depois de nos instalarmos devidamente compondo o estômago com uma sandes de queijo, partimos à descoberta da vila e do seu centro histórico.

A panorâmica que, ainda no Parque de Campismo, desfrutámos sobre o centro histórico é de uma rara beleza pois o parque situa-se a uma altitude superior à da vila, num local privilegiado denominado “Morro do Castelo”.

Uma das portas de entrada na zona história é proporcionada pela Ponte Real e Capela do Mártir S. Sebastião.

“A Ponte Real da vila de Góis foi mandada edificar por D. João III em 1533, como atesta o alvará editado pelo monarca a 20 de Abril desse ano. À entrada da ponte, na base do morro do Castelo, levanta-se a Capela do Mártir S. Sebastião, do séc. XVIII, vincada de cantarias nas esquinas, entablamento e fogaréus, pequeno campanário à direita, portal armado, cúpula com fecho de pedra.”

in www.cm-gois.pt

Iríamos percorrer as ruas e travessas com a ajuda de um documento presente no website da Câmara Municipal (www.cm-gois.pt) que descreve de uma forma sucinta os principais pontos de referência de Góis: culturais, históricos e naturais.
A vila e o rio Ceira vivem numa união quase perfeita. Toda a zona fluvial está bem aproveitada com infraestruturas de apoio adequadas aos muitos turistas que a visitam na época balnear. Nas suas margens podemos “piquenicar” com a família ou amigos, praticar algumas actividades desportivas ou apenas passear aproveitando as frondosas sombras oferecidas pelas árvores do parque ribeirinho.
Nos dias menos agitados (fora da época balnear), a tranquilidade do serpentear das cristalinas águas do Ceira, a compasso com o sinfónico cantar dos pássaros no Parque do Cerejal são por si só um motivo para visitar Góis.

Passeio Pedestre - Vila de Góis (Góis)Atravessando a Ponte Real, a Praia fluvial da Peneda está logo ali. Caminhámos pelas suas margens, repousámos na pequena ilha formada no Ceira e, pelo açude, atravessámos para a outra margem.
Seguimos percorrendo as estreitas ruas que se revelaram nos Paços do Concelho. Na Praça da República fica também situado o Posto de Turismo que, por azar, estava encerrado aquando da nossa visita.

Continuámos agora em direcção à Igreja Matriz, classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Localizada no extremo sul da vila é nela que podemos encontrar o Túmulo de D. Luís da Silveira (ver vídeo).

Descansámos a vista no Miradouro frontal à Igreja. Dali contemplámos o rio e o Parque de Campismo para onde regressámos no final da jornada.

Vídeo Álbum Mapa GPS
Passeio Pedestre - Vila de Góis (Góis) Passeio Pedestre - Vila de Góis (Góis) Mapa
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar