Partilhar

Passeio Pedestre - Vila de Constância (Constância)Aproveitámos uns feriados, juntámos um fim de semana e salpicámos com umas pitadas de iniciativa. Mexemos bem juntando algum espírito de aventura q.b. e o resultado foi uma viagem à descoberta do norte alentejano.

Saímos cedo tentando fugir ao trânsito que nestes finais de semana prolongados se encaminha para o Algarve. A sorte não estava do nosso lado pois o acumular de viaturas originava extensas filas que nos levaram a ponderar se a rota traçada seria mesmo a ideal.

Parámos a meio da viagem na peculiar Vila de Constância, onde o Zêzere encontra o Tejo.
Sede de concelho desde 1571, por ordem de D. Sebastião, ainda com o antigo nome de “Punhete”, a história da vila está intimamente ligada aos dois rios que a beijam e às actividades que eles proporcionavam: o transporte fluvial, a pesca, a travessia, a construção e a reparação naval.
A alteração para o actual nome de “Constância” chega em 1836, por D. Maria II, em atenção à constância que os seus habitantes demonstraram no apoio à causa liberal.

Quisemos descobrir um pouco do que a Vila tem hoje para oferecer e realizámos um pequeno passeio pedestre junto às suas margens, em dia de feira medieval e de velharias.

Vídeo Álbum Mapa GPS
Passeio Pedestre - Vila de Constância (Constância) Passeio Pedonal - Vila de Constância (Constância) (não disponível)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar