Segundo João Teixeira de Medeiros:
“A beleza só é beleza
Para quem na beleza crê
A beleza é só certeza
Conforma a vista que a vê”
Não sendo propriamente considerada uma caminhada, não podia deixar de referenciar no Sola Gasta este pequeno passeio no Miradouro da Ponta do Sossego. Num painel de azulejos escreve-se um poema de João Teixeira de Medeiros, cuja primeira quadra transcrevi acima, e que retrata as sensações presentes e muito pessoais de quem caminha perante tamanha beleza.
Na estrada que une a vila de Nordeste à Povoação, facilmente encontramos o Miradouro da Ponta do Sossego.
Se todas as cores do mundo pudessem ser concentradas em algumas dezenas de metros quadrados, haveria uma grande probabilidade de este ser o Miradouro de eleição para as receber.
Nos seus trilhos em terra batida, ladeados de cercas de madeira e sebes, encontro um cuidado exemplar em manter todo o espaço bem tratado e limpo. Vontade de mostrar os encantos de uma região que exponencia o que de melhor tem. Assim o é por toda a ilha de São Miguel.
Aqui, as encostas viradas a este da ilha terminam abruptamente no mar. Nas suas paredes escarpadas, diversos tons de verde de uma vegetação intensa, cobrem por completo a pedra negra, até poucos metros da água salgada.
Alguns gatos procuram-me na esperança de um petisco. Não tenho nada para lhes dar e a sua atenção é rapidamente desviada para o próximo humano.
Nas mesas em pedra alguns viajantes descansam. Alimentam mais as vistas do que o corpo.
Meto-me à estrada e continuo caminho.
FICHA TÉCNICA
Folheto/Mapa
Não disponível
Distância
0,65 Kms
(linear –
ida e volta)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Deixar um comentário