Partilhar

S. Pedro acordou mal disposto naquele dia. Todos temos dias assim…alguma coisa que comemos e nos cai mal, alguma preocupação que nos incomoda e não nos deixa pensar direito, algum problema para o qual não encontramos solução e todo o mundo parece desmoronar à nossa volta…

Assim estava S. Pedro, tal foi a descarga que se abateu sobre nós na visita a Lindoso. Não sei qual dos factores atrás referidos afectou o “Príncipe dos Apóstolos” mas mal disposto era o mínimo que se poderia dizer do seu “estado” naquela manhã de diluvio.
Ainda assim, conseguimos percorrer os caminhos entre os espigueiros e o castelo que tínhamos intenções de visitar…mas infelizmente estava fechado ao público.

“O Castelo do Lindoso é um monumento com funções defensivas. Assumiu particular importância no período de conflitos militares com Castela. Surgiu nos princípios do séc. XIII. Nas Guerras da Restauração, no séc. XVII, assumiu uma grande importância pela sua localização fronteiriça. No seu interior, as muralhas, as casas do alcaide e da guarnição, a capela e o forno, entre outros, encontram-se em ruínas.
Existe uma eira composta por 50 espigueiros dos séc. XVII e XVIII. Situa-se junto ao Castelo de Lindoso, e apresenta um aglomerado único no país e de rara beleza. Inteiramente de pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos, assentes na rocha e encimados por mós ou mesas. Sobre eles, repousa o espigueiro que tem uma cobertura de duas lajes de granito unidas num ângulo obtuso, ornamentado nos vértices com cruzes protectoras, que também servem para arejar o espigueiro”

in “Aldeias de Portugal

Após o breve passeio, regressámos a casa. Ainda restavam muitos quilómetros de viagem pela frente…

Nos próximos posts partimos à aventura pelo concelho de S. Pedro do Sul, onde encontrámos algumas das mais bonitas aldeias de xisto do nosso Portugal. Acompanhem-nos nessas deliciosas descobertas.

Vídeo Álbum Mapa GPS
Lindoso - Espigueiros e Castelo (Ponte da Barca) Lindoso - Espigueiros e Castelo (Ponte da Barca)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)

Partilhar