Itinerario Circular – Navacerrada – Sierra de Guadarrama (Espanha)
O segundo dia em Guadarrama seria muito mais exigente. Num total de quase 22 km em montanha, com desníveis acentuados, grandes ascensões e duras descidas, realizámos o itinerário circular de Navacerrada. Este percurso levou-nos aos pontos mais emblemáticos de Navacerrada: a “Bola del Mundo” a 2258m de altitude e “La Maliciosa” a 2227m. Desenvolve-se através de trilhos comuns a quase todos os percursos assinalados de Navacerrada: “Sendas de Los Almorchones”, “La Fuente de La Campanilla”, “Valle de La Barranca – Los Miradores”, “La Cuerda de Las Cabrillas por la Senda Ortiz”, “La Bola del Mundo” e “La Maliciosa”.
Eram 8h da manhã quando no “Valle de La Barranca”, a 1390m de altitude e após um “cafe solo” na povoação de Navacerrada, iniciámos a caminhada.
A ascenção inicial por entre bosques de verde jubilante e fartas sombras depressa deu lugar a terrenos mais áridos e rochosos, com predominante vegetação rasteira.
Aqui e ali, miradouros estonteantes cortavam-nos a respiração. Eram motivo para uma breve pausa.
Ao longe a “Bola del Mundo” parecia observar cada passo dado no caminho.
Por trilhos de pedra desprotegidos, atingimos a altitude de 2253m na “Bola del Mundo”.
Com o primeiro objectivo alcançado, parámos para recuperar energia com algumas barras, fruta e água.
As maravilhosas paisagens sobre o vale estavam agora aos nossos pés.
Seguimos para “La Maliciosa”. O andamento era lento, os desníveis encontrados a isso obrigavam. Descemos cerca de 250m de altitude para depois voltar a subir aos 2205m. A “La Maliciosa” estava ali. Já não faltava muito para percebermos a razão do seu nome.
A partir deste ponto iniciámos o sector mais duro do percurso com a íngreme descida até aos 1263m de altitude.
Era já noite quando finalmente chegámos ao ponto de partida. Cansados mas com a sensação de dever cumprido, satisfeitos pelos trilhos desbravados.
–
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
Deixar um comentário