Partilhar

Francesinha na Ribeira de Gaia (Vila Nova de Gaia)
Passear nas margens do Douro, percorrer o Cais de Gaia, atravessar a Ponte D. Luís I e embrenhar-me na Ribeira do Porto são motivos mais do que suficientes para abrir o apetite para o almoço. Estando nesta região, a escolha óbvia seria optar por um petisco de origem local, talvez o mais conhecido a par das “Tripas à Moda do Porto”. Falo da deliciosa “Francesinha”, pois então.
Num espaço moderno na frente ribeirinha, de seu nome Ar de Rio, bem enquadrado junto ao Cais de Gaia e onde a construção em vidro permite uma maior cumplicidade com o Douro, encontrei uma “Francesinha” que me encheu o palato.

Estando nesta região, a escolha óbvia seria optar por um petisco de origem local, talvez o mais conhecido a par das “Tripas à Moda do Porto”.

A regar as carnes, o queijo, o pão e o ovo estava um molho bem condimentado e aveludado, sem dúvida o maior segredo deste prato junto com a qualidade das carnes. Servida com ou sem batatas fritas, depende do gosto de cada um, eu optei por incluí-las (ver fotografia acima) como acompanhamento.
Na mesa virada para o rio, com as paisagens deslumbrantes da cidade do Porto a acompanhar cada garfada (ver fotografia abaixo), o prato ficou limpo num ápice.
Tudo isto a juntar à simpatia e disponibilidade dos colaboradores faz com que este seja um lugar a voltar em breve.

Francesinha na Ribeira de Gaia (Vila Nova de Gaia)

Partilhar