Partilhar

Pelas dunas da Praia de Quiaios (Figueira da Foz)Com cerca de 3 Km de extensão, este é um percurso fácil, acessível a todos e desenvolve-se pelo passadiço de madeira da praia de Quiaios.
A norte da Figueira da Foz, esta praia é caracterizada por uma grande extensão dunar, que, para além de proteger a povoação da força do mar, tem presente uma biodiversidade própria que importa preservar.
Com condições propícias à pratica de modalidades desportivas que combinem o mar com o vento, não é invulgar encontrar por estas paragens atletas que aqui aproveitam para treinar ou apenas divertir-se.

Naquele final de tarde melancólico repousei os olhos num mar calmo, que convidava o sol a descansar no seu leito.
A Serra da Boa Viagem olhava ao longe os meus passos. A temperatura, apesar de amena, não permitia o verdadeiro desfrute do mar. Talvez um outro dia merecesse um mergulho gelado nas suas águas.
Segui caminho. Na marginal junto à praia, os estores fechados rotulavam as habitação com alguma desolação sazonal. A maior parte delas apenas conhecia a alegria dos seus habitantes durante alguns dias no Verão, para durante os restantes meses do ano encontrarem a solidão nos seus estores fechados.
O sol tímido surgia a espaços entre as nuvens, provocando uma chama de cor laranja intensa que ofuscava quando reflectida no mar.
As casas assumiam agora cores quentes antes do breu da noite. E foi apenas quando esta caiu que regressei a casa.

 

Vídeo Álbum Mapa GPS
Pelas dunas da Praia de Quiaios (Figueira da Foz) Pelas dunas da Praia de Quiaios (Figueira da Foz) Ver no Google Maps
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

Partilhar