Partilhar

PR7 TVD - Rota das Quintas (Torres Vedras)

A chuva não parava de cair. O sol sorria a espaços originando uma multiplicidade de arco-iris com diferentes graus de intensidade, à medida que diminuía a distância até S. Domingos de Carmões.
Cheguei ao local marcado, para o inicio da caminhada de inauguração do PR7 TVD – Rota das Quintas, antes da hora prevista.
Perto da Junta de Freguesia local, já uma imensidão de gente aguardava ansiosa, ultimando os preparativos para os cerca de 15 km do percurso.
Após os discursos das entidades responsáveis, nomeadamente da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio do Académico de Torres Vedras e da Junta de Freguesia de Carmões, iniciámos a caminhada subindo a Rua da Igreja. Uns passos mais adiante, saímos da povoação em direcção a Corujeira.
Com poucas centenas de metros já percorridos, era bem notório qual seria a dominante deste percurso circular que, ao passar por áreas principalmente rurais, onde as vinhas assumiam particular destaque, estava pintado com uma palete de cores retalhadas pelas diversas quintas por onde passávamos. Vários tons de verdes, amarelos e castanhos enchiam os nossos olhos.
Continuámos para a Carrasqueira e ao chegar a Carreiras, o São Pedro que até então tinha sido compreensivo, fez cair sobre nós uma chuva intensa que perdurou o tempo suficiente para nos encharcar.
Por descidas em terrenos enlameados chegámos à Quinta Vale de Cavalos onde à nossa espera aguardava um magnífico reforço energético.
Reestabelecidas as forças, parte do grupo regressou a Carmões, optando pelo trajecto mais curto, enquanto os restantes continuaram para terminar os cerca de 15 km. Inclui-me neste segundo grupo.
Saímos então em direcção a Alfeiria e passando também por Maceira e Casal do Mato continuámos a subir até atingir a altitude máxima de perto de 300m no Santuário da Nossa Senhora dos Milagres (Dois Portos).
Após uma breve pausa para descansar e apreciar as magníficas paisagens circundantes, iniciámos a descida por entre eucaliptais, de regresso a S. Domingos de Carmões.
Passámos por Braçal, onde na Rua das Fontes pudemos encher os cantis para os últimos metros da caminhada.
A chegada estava agora próxima e o fim de uma animada manhã também. Foi um percurso com um grau de dificuldade fácil e possível de realizar durante todo o ano, em cerca de 3,5 / 4 horas.

Vídeo Álbum Mapa Onde ficar Perfil Extensão
PR7 TVD - Rota das Quintas (Torres Vedras)
PR7 TVD – Rota das Quintas (Torres Vedras)
PR7 TVD – Rota das Quintas (Torres Vedras)
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
PR7 TVD - Rota das Quintas (Torres Vedras)
14,49 Km
(circular)
GPS
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

Partilhar