Partilhar

PR4 VLR - Caminho do Xisto de Água Formosa (Vila de Rei)

Após uma semana de chuva constante, o sábado trouxe alguma acalmia e o céu limpo e a temperatura amena criaram as condições ideais para esta caminhada.
Com um grupo de amigos, parti à descoberta do Caminho do Xisto de Água Formosa, no concelho de Vila de Rei.
Estacionámos a cerca de uma centena de metros da aldeia de Água Formosa, num pequeno parque de estacionamento de apoio. Descemos a estrada em asfalto que serpenteia o vale e nos levaria à ponte da Ribeira da Galega.
A aldeia de casas de xisto e ruas estreitas, situa-se na outra encosta do vale, junto às margens da ribeira.
Fomos recebidos por um simpático casal que nas suas lides matinais encontrou tempo para uns minutos de conversa. Aconselharam-nos qual o caminho a seguir e o que deveriamos ver.
Deixámos as ruas empedradas para trás e rapidamente chegámos à fonte cuja água deu o nome à aldeia. Esta fonte ainda hoje é usada pela população local.
Por antigos trilhos de agricultores e moleiros, seguindo uma levada, sempre lado a lado para montante com a Ribeira da Galega, chegámos às ruinas de uma antiga azenha.
Mais à frente, continuámos a percorrer a levada e encontrámos um antigo lagar de azeite que servia a comunidade local.
Continuámos agora a acompanhar a Ribeira da Valada e até à povoação de Vilar do Chão embrenhámo-nos em pinhais, deixando a ribeira cada vez mais distante.
No último quilómetro, retomámos parte do caminho já percorrido, até ao regresso a Água Formosa.
Este percurso circular com quase 8 km de extensão, apresenta alguns declives com baixo grau de dificuldade o que o torna acessível a praticamente todos os visitantes.

Vídeo Álbum Mapa Onde ficar Perfil Extensão
PR4 VLR - Caminho do Xisto de Água Formosa (Vila de Rei)
PR4 VLR - Caminho do Xisto de Água Formosa (Vila de Rei)
Ver em
aldeiasdoxisto.pt
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
PR4 VLR - Caminho do Xisto de Água Formosa (Vila de Rei)
7,76 Km
(circular)
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

 

Partilhar