O PR27SMI – Praia da Viola inicia-se junto à Igreja da Lomba da Maia, no concelho de Ribeira Grande, ilha de São Miguel.
Estacionei na primeira sombra que vi e iniciei a caminhada na estrada regional, com a Igreja ao cimo da povoação. A cerca de 350 metros, junto ao fontanário, virei à direita para a Rua do Forno da Telha. À medida que ia deixando o casario para trás, fui encontrando terrenos agrícolas e pastagens. Num caminho de pé posto com um elevado grau de inclinação, fui descendo em direcção à Praia da Viola.
Em várias secções da descida pude observar as escarpas verdes que terminam abruptamente no oceano. Alguns socalcos são aproveitados para o cultivo da terra, retirando destes espaços férteis produtos com grande sabor e de alta qualidade. Ao longe a povoação da Maia, onde termina o percurso linear, descansa junto à falésia.
Chego a uma estrada de cimento e continuo a descida até à praia. Este acesso foi inaugurado em 2003 pela Junta de Freguesia e o seu declive assusta um pouco. Dificilmente o descia de outra forma que não fosse a pé…
Terminando a estrada, cheguei à Ribeira do Salto. Atravessando a mesma e ao chegar aos primeiros moinhos, a surpresa aconteceu quando ao olhar para a direita, descubro as águas da ribeira a cair pela falésia, numa cascata magnífica que me surpreendeu verdadeiramente.
Após o deslumbramento, desci as escadas ao lado dos antigos moinhos de água até à praia.
Depois de caminhar um pouco na areia negra da Praia da Viola, observando as pequenas quedas de água das ribeiras que a esta vão desaguar, regressei pelo mesmo caminho. Não continuei para a Maia para completar o resto do percurso porque era já um pouco tarde e queria aproveitar os últimos raios de sol para conhecer Ribeira Grande. |
Write a comment