PR2 – Alvão Natural Park (Agarez – Galegos da Serra – Arnal)
Ao pequeno-almoço, os quilómetros percorridos no dia anterior ainda se sentiam nos nossos músculos, colocando algumas dúvidas sobre a realização do segundo percurso previsto.
Um reforço no café e mais um “papo-seco” foi o quanto bastou para a decisão ser tomada. Preparámos as mochilas e seguimos viagem.
O GPS teimava em não encontrar o satélite…e assim voltámos a velha e fiel táctica do “quem tem boca vai a Roma”…
Não foi fácil encontrar a placa do início do percurso. Descobrimo-la logo depois da aldeia de Agarez, seguindo pela estrada em direcção a Galegos.
Os primeiros 30 metros apresentaram-se de imediato. Uma subida íngreme e intimidadora que indiciava um PR2 completamente diferente do realizado no dia anterior.
Entre os 700 e os 1000 metros de altitude, com um elevado grau de dificuldade que obrigava a várias paragens, os 6,5 km foram percorridos em sensivelmente 4 horas.
Os contrastes entre os campos verdes, as cores quentes da Primavera no Parque Natural do Alvão e os declives rochosos, com predominância para o granito biotítico com formação de bolas, continuavam a impressionar-nos.Com uma vasta panorâmica sobre Vila Real e regiões circundantes continuámos a subir. Descobrimos a aldeia de Galegos da Serra, o antigo moinho e a sua queda de água…continuámos a subir.
Fomos ao encontro da Escola Ecológica de Arnal onde repousámos por uns instantes.
Iniciamos a descida até à aldeia com o mesmo nome. Fomos recebidos por um rebanho de cabras montanhesas, presença constante por estas escarpas.
Iniciámos o caminho de regresso, agora por estrada alcatroada, mas nem por isso menos interessante.
Várias foram as zonas que convidavam a uns banhos. Quedas de águas, pequenos riachos, lagoas…um paraíso ainda “intacto” que vive em perfeita comunhão com o homem.
Havemos de voltar, pensámos…
Na recta final ainda pudemos observar algumas esculturas que a natureza tinha reservado para nós…rochas que lembravam figuras humanas, animais, que puxavam pela nossa imaginação…
Regressámos a Vila Real cansados mas satisfeitos…ainda com algum tempo para conhecer a cidade.
Vídeo | Mapa | Informação geográfica |
(não disponível) |
Write a comment