O Percurso de Salreu é um trilho circular com cerca de 7,5 kms.
Com grau de dificuldade fácil e podendo ser realizado durante todo o ano, é um excelente percurso para percorrer em família, aproveitando para desfrutar de algum tempo de qualidade em contacto também com locais de grande beleza paisagística.
Com início junto ao Centro de Interpretação Ambiental do Projecto Bioria, no antigo porto de Salreu, tem uma duração aproximada de duas horas.
Por trilhos em terra batida, caminhei junto a sapais, juncais, caniçais, terrenos de cultivo e campos de arroz. As placas que a espaços acompanham o caminho, fornecem-nos informações dos ecossistemas e espécies que podemos observar nesta descoberta.
Se o cansaço se abater sobre os caminhantes, existem bancos de madeira colocados estrategicamente ao longo do percurso, para recuperar as energias necessárias e prosseguir caminho.
O Esteiro de Salreu e o Rio Antuã entrelaçam-se numa série de canais e valas que permitem a comunicação entre os diversos habitats existentes. Daí a enorme biodiversidade presente nesta área.
Sem dar por isso, estava de regresso ao ponto de partida num instante.
O piquenique foi feito logo ali num pequeno parque de merendas coberto, protegendo os entusiastas destas andanças do sol forte que por vezes se faz sentir. Num ápice a mochila com os mantimentos ficou vazia. Pensava já na próxima caminhada.
|
Write a comment