Partilhar

PR1 - Percurso Pedestre de Laranjeiras - Corre, corre...Guadiana (Alcoutim)

O “PR1 – Percurso Pedestre de Laranjeiras – Corre, corre…Guadiana” tem inicio na aldeia de Laranjeiras, no concelho de Alcoutim. É um percurso circular, com uma distância aproximada de 8 kms e que atinge a altitude máxima a 150m e a mínima a 5m.
Ao chegar à aldeia, estacionei no pequeno parque à sua entrada. Poucos metros adiante, encontrei a primeira sinalização deste percurso.
Iniciei a caminhada subindo monte acima, deixando a povoação cada vez mais para trás. O calor era já intenso tornando ofegantes as primeiras centenas de metros do trilho. Entre pequenos cercados de criação animal, nomeadamente porcos e galinhas, o percurso foi-se desenvolvendo contornando terrenos de pinheiros e oliveiras aparentemente crescendo de forma livre e aleatória.
Desci até à estrada em asfalto que me guiou para Guerreiros do Rio, uma aldeia na margem direita do Guadiana. Aqui, a cultura da população ribeirinha é dada a conhecer no Museu do Rio. Se tiverem tempo, façam uma pausa para o visitar.
Sempre com o Guadiana como mote, alguns pescadores preparavam a safra da manhã enquanto aproveitei para beber um café e uma água fresca numa pequena esplanada junto ao rio.

Segui caminho agora em direcção à povoação de Álamo. Nesta localidade, deixei o asfalto para iniciar a maior subida do percurso. Nas ruas estreitas surgiram algumas dúvidas da direcção a tomar e parei um pouco para contemplar a paisagem ribeirinha. Uma simpática senhora, na serenidade de uma vida já longa e invejável, saiu da sua casa para vir confirmar as indicações correctas do trilho a percorrer. Estava afinal no bom caminho e após uma breve troca de palavras, despedi-me e continuei a caminhada.
Agora na secção mais dura do percurso, a subida até ao ponto de maior altitude, o calor é cada vez maior e a brisa que à pouco soprava junto ao Guadiana desapareceu na ascensão do monte.
Antes da chegada a Corte das Donas, perto de um velho moinho de vento agora inactivo, apanhei um valente susto com um cão que, de um terreno junto ao caminho público, correu desenfreado na minha direcção. Perseguiu-me e rondou-me durante algum tempo que me pareceu uma eternidade mas felizmente fui conseguindo mantê-lo à distância de cerca de 1 metro (sem tocar no cão, apenas tentando manter uma margem de segurança) com ajuda dos bastões de caminhante, caso contrário o desfecho poderia ter sido outro.
(Ao chegar a casa, enviei um email para a Associação Odiana e para a Câmara Municipal de Alcoutim, entidades promotoras do percurso, relatando o sucedido mas até à data ainda não obtive resposta. Espero que entretanto a situação já tenha sido resolvida para evitar males maiores. Entendo que os proprietários queiram proteger os seus terrenos e bens com cães educados para esse fim, mas devem ter mais cuidado e precaução quando esses terrenos não são vedados e ladeiam caminhos públicos cada vez mais percorridos pelos amantes da natureza e do pedestrianismo.)
Cheguei a Corte das Donas, a última povoação antes do regresso a Laranjeiras. Encontrei aqui um pequeno aglomerado de casas onde se respira calma e o tempo demora mais a passar. No largo central, uns bancos de pedra, extensão das casas caiadas de branco, convidavam ao repouso.
A descida até ao final do percurso foi rápida e o Guadiana, quase sempre ao alcance da vista, lá estava para me receber de volta.

Vídeo Álbum Folheto Onde ficar Perfil Extensão
PR1 - Percurso Pedestre de Laranjeiras - Corre, corre, Guadiana (Alcoutim)
PR1 - Percurso Pedestre de Laranjeiras - Corre, corre...Guadiana (Alcoutim)
Ver em
cm-alcoutim.pt
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
PR1 - Percurso Pedestre de Laranjeiras - Corre, corre...Guadiana (Alcoutim)
8,71 Km (circular)
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

 

Partilhar