Partilhar

PR1 - Guadiana, O Grande Rio do Sul (Mértola)

Despedi-me de Mértola, seguindo na EN 122 em direcção a Alcoutim. Ainda cedo, decidi parar no Poço dos Dois Irmãos para a realização do “PR1 – Guadiana, O Grande Rio do Sul”.
Iniciei a caminhada por um trilho de terra batida que, entre pinheiros e vegetação autóctone, esventrou o monte, ziguezagueando em direcção ao Guadiana.
De um terreno aparentemente vedado, na encosta virada para o rio, surgiram em sobressalto três pequenos cães, dois dos quais ainda muito novos, cachorrinhos que talvez movidos pela natural curiosidade, me acompanharam algumas dezenas de metros na descida.
Olhando para trás, Mértola fazia lembrar um presépio, com as suas habitações encavalitadas na margem e abraçadas pelas muralhas intemporais que protegem a vila. O Grande Rio do Sul seguia tranquilamente o seu rumo até Vila Real de Santo António.
Toda a calmaria era interrompida de quando em vez pelos sons característicos de um dia de caça. Tiros que irrompiam no horizonte e deitavam por terra todo o prazer de caminhar à beira rio.
Cheguei a uma propriedade privada que também estava designada como zona de caça turística.
O portão de ferro, fechado a cadeado, comprovava isso mesmo. Do outro lado e a poucos metros, junto às videiras carregadas e quase prontas para a vindima, alguém disparava. Este tiro colocou em causa a minha continuidade nesta caminhada. Juntando a isso o facto de ter deixado de ver qualquer sinalização no percurso, resolvi regressar.
Aparentemente, deveria ter contornado o portão, por uma pequena abertura na vedação e seguido até à Herdade da Bombeira, mas a opção mais segura, tendo em conta a proximidade de caçadores em plena actividade a poucos metros, era mesmo regressar.
A temperaturas demasiado elevadas, o caminho de regresso foi um pouco mais cansativo, sendo assim feito a um ritmo mais lento do que a primeira metade.
Um coelho selvagem surgiu de uns arbustos para me cumprimentar. Indiferente, continuou o seu caminho. Eu fiz o mesmo. Dos cerca de 10 kms do percurso original (ida e volta) apenas realizei pouco mais de 6 kms. Segui para Alcoutim onde iria passar os próximos dias.

Vídeo Álbum Folheto Onde ficar Perfil Extensão
PR1 - Guadiana, O Grande Rio do Sul (Mértola)
PR1 - Guadiana, O Grande Rio do Sul (Mértola)
Ver em
visitmertola.pt
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
PR1 - Guadiana, O Grande Rio do Sul (Mértola)
6,38 Km (linear – ida e volta)
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

 

Partilhar