Partilhar

PR-7 EPS “Caminho dos Mareantes” - Percurso pedestre pela cidade de Esposende (Esposende)

Cheguei a Esposende já ao final da tarde. Os dias eram agora maiores e após rápido check-in num alojamento local, parti à descoberta da cidade.
O PR-7 EPS “Caminho dos Mareantes” é um percurso circular de baixa dificuldade e era o ideal para esticar um pouco as pernas depois de muitos quilómetros de automóvel. Sendo circular, poderia iniciá-lo em qualquer ponto da sua rota e por isso comecei na Av. Dr. Henrique Barros Lima.
Pela Rua 27 de Maio, rapidamente cheguei à Marginal, a Av. Eng. Eduardo Arantes e Oliveira, com uma ampla vista sobre o estuário do Cávado. Na sua foz, ergue-se o Forte de S. João Baptista e o Farol de Esposende. Após contornar o mesmo, detive-me na esplanada de um café a observar a união do rio com o mar. As correntes entrelaçam-se a um ritmo e uma cadência próprios.
Regressei à Marginal, percorrendo-a até à Caravela Santa Maria dos Anjos, uma pequena instalação em forma de parque infantil, e Estação de Socorros a Náufragos, voltada para o estuário.
No Largo Rodrigues Sampaio, o imponente Monumento Homem-Mar simboliza de forma impressionante o esforço de um povo que se sustentava do mar e que construia as embarcações necessárias a tão dura faina. Ao fundo, a Igreja Matriz de Esposende, de meados do séc. XVI, banha-se nos raios de sol de final de tarde.
Em frente às Piscinas Foz do Cávado, encontrei a Estátua de D. Sebastião, monarca que concedeu foral à Vila de Esposende.
Cheguei ao Largo Dr. Fonseca Lima onde se encontra o Museu Municipal, num edifício do princípio do séc. XX da autoria do arquitecto Ventura Terra.
Pela Rua Barão de Esposende e Largo Marquês de Pombal, encontrei o Largo do Pelourinho onde está  localizado o pelourinho da cidade.
Através da Rua Narciso Ferreira rapidamente cheguei à Praça do Município onde se encontra o edifício dos Paços do Concelho, a Igreja da Misericórdia e o busto do poeta António Correia de Oliveira.
Caminhei pela Rua 1º de Dezembro, também conhecida como “Rua Direita” e no final desta, encontro novamente a Igreja Matriz.
Continuo à descoberta de Esposende, agora na Rua de S. João, onde a Capela de São João Baptista, da segunda metade do séc. XVII, marca presença.
Reencontro a Av. Dr. Henrique Barros Lima onde termino este primeiro percurso em Esposende.
Para o dia seguinte tinha reservado o “PR-1 EPS – Entre o Neiva e o Atlântico”.


NOTA ADICIONAL:


Em 14/03/2018 recebemos um email do Turismo do Município de Esposende com as seguintes correcções que passamos a divulgar:
– Este percurso já está devidamente sinalizado com placas com sinalética orientacional/indicativa de sentido no chão e junto às passadeiras.
– Este percurso, efetuado por vocês, não corresponde em parte ao oficial, marcado;
– O folheto pode ser visualizado AQUI.
– Download do trilho oficial AQUI.
– Mais informação oficial sobre o percurso AQUI.

Vídeo Álbum Folheto Onde ficar Perfil Extensão
PR-7 EPS "Caminho dos Mareantes" - Percurso pedestre pela cidade de Esposende (Esposende)
PR-7 EPS “Caminho dos Mareantes” - Percurso pedestre pela cidade de Esposende (Esposende)
Ver em visitesposende.com
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
PR-7 EPS “Caminho dos Mareantes” - Percurso pedestre pela cidade de Esposende (Esposende)
6,73 Km (circular)
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

 

Partilhar