Partilhar

PR-2 EPS Trilho da Natureza: entre o Cávado e o Atlântico (Esposende)

O PR-2 EPS Trilho da Natureza: Entre o Cávado e o Atlântico começa na freguesia de Fão, no concelho de Esposende. É um percurso circular não sinalizado, com cerca de 6,5 kms.
Estacionei junto ao Clube Náutico de Fão, na margem esquerda do Rio Cávado e iniciei a caminhada primeiro por um pequeno trilho em terra batida e depois pelo passeio em calçada, até encontrar o passadiço de madeira paralelo ao Estuário do Rio Cávado.
Aqui, com o junco como vegetação predominante, rapidamente cheguei a um pequeno miradouro com vistas sobre o estuário. Uma diversidade de avifauna faz das margens do Cávado o seu foco de actividade.
Deixo o miradouro para trás e entro na zona de pinhal. Num caminho em calçada percorri algumas centenas de metros pensando na excelente qualidade de vida que ali se deveria ter. Passo por algumas vivendas, pela Estalagem Parque do Rio e mais adiante retorno ao leito do Cávado para mais umas passadas dadas na areia.
Depois de passar pelo Clube Náutico de Ofir, entro novamente num trilho de acesso a um passadiço de madeira que, atravessando as dunas, me encaminhou para um novo miradouro onde as vistas da foz do Cávado foram o mote para uma pequena paragem. Recuperei energias com uma barra de cereais, uma peça de fruta e muita água.
A cidade de Esposende na outra margem respirava vida. À minha frente, o estuário do Cávado, a sua foz e a restinga de Ofir pintavam um quadro maravilhoso. A restinga, uma barreira natural que separa o mar do rio e que protege a cidade do avanço das águas do mar, dota a foz do Cávado de uma paisagem muito peculiar.
Regressando até ao Clube Náutico e chegando ao entroncamento, virei à direita para a praia. Nesta continuei à beira mar para sul até às Torres de Ofir. Nesta zona é notório o processo de erosão da costa. Algumas moradias parecem estar mesmo em risco de cederem à força das marés.
Continuo a caminhar e depois do paredão, subo a duna para encontrar a Rua da Bonança. Visito a Capela e o Facho da Bonança.
Continuo pelas ruas da povoação, por entre pinhal e vivendas luxuosas, terminando o percurso no local de partida, junto ao Clube Náutico de Fão.


NOTA ADICIONAL:


Em 14/03/2018 recebemos um email do Turismo do Município de Esposende com as seguintes correcções que passamos a divulgar:
– Este percurso já está devidamente sinalizado com as tradicionais marcas da FCMP;
– Este percurso, efetuado por vocês, não corresponde em parte ao oficial, marcado;
– Possui 5.7km;
– O folheto pode ser visualizado AQUI.
– O download do trilho oficial pode ser feito AQUI.
– Mais informação oficial sobre o percurso AQUI.

Vídeo Álbum Folheto Onde ficar Perfil Extensão
PR-2 EPS Trilho da Natureza: entre o Cávado e o Atlântico (Esposende)
PR-2 EPS Trilho da Natureza: entre o Cávado e o Atlântico (Esposende)
Ver em visitesposende.com
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.
PR-2 EPS Trilho da Natureza: Entre o Cávado e o Atlântico (Esposende)
6,66 Km (circular)
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

 

Partilhar