Partilhar

Trilho Interpretativo dos Mamíferos Aquáticos (Vila Pouca de Aguiar)

Com o pequeno-almoço tomado, o relógio marcava as 10h quando cheguei ao estacionamento do Parque de Merendas da Barragem da Falperra. Um reconhecimento rápido do local fez-me perceber que estava num sítio lindíssimo.
A pequena albufeira brilhava de um azul intenso, espelhando o céu que a envolvia. A barragem foi construída na década de 40 do séc. XX e rodeada por trilhos e passadiços de madeira, convidava à sua descoberta. Não seria já que os iria percorrer pois queria primeiro realizar o “Trilho Interpretativo dos Mamíferos Aquáticos”, um dos percursos assinalados de Vila Pouca de Aguiar.

Regressei ao parque de estacionamento para agora, na Estrada Municipal 555, começar a caminhada.
Com cerca de 5,5 kms de extensão este percurso desenvolve-se nos caminhos do antigo “PR4 – Trilho do Alvão”. São caminhos maioritariamente rurais, que circundam a barragem da Falperra e o rio Torno.
Com cerca de 100m percorridos no asfalto, viro à direita por um caminho largo em terra batida que me aproxima da A7. Encontro mais adiante a Ermida da Sra. da Luz e sigo agora paralelamente à auto-estrada numa secção onde predominam as terras de pastoreio. Afasto-me desta, numa zona de pinhal, e sigo pelo caminho bem definido que atravessa o rio Torno. Pequenos cursos de água irrigam os terrenos agrícolas que se desenvolvem nas suas margens.
Com a povoação de Paredes do Alvão à esquerda, continuo entre muros de pedra solta tão característicos desta região, a circundar a albufeira, entrando agora numa zona mais rochosa e com a paisagem dominada por giestas.
Mais adiante, esta paisagem dá lugar a verdes e amplos prados onde o gado bovino se alimenta tranquilamente. A uma dada altura, o trilho estava “cortado” por uma daquelas cercas electrificadas para delimitar a zona apropriada para o seu pastoreio. Fui obrigado a transpor esse cercado para continuar no caminho correcto.
Atravessei novamente as águas do Torno e estava agora de regresso à Estrada Municipal 555 que me levaria ao início do percurso. Já nas últimas dezenas de metros da caminhada, pude observar parte da construção da aldeia rural e “camping”, um projecto da autarquia local que aqui, junto à barragem da Falperra, será com certeza mais um motivo para visitar o concelho.

Hotel Aguiar da Pena

FICHA TÉCNICA

Vídeo
Trilho Interpretativo dos Mamíferos Aquáticos (Vila Pouca de Aguiar)

Reportagem Fotográfica
Trilho Interpretativo dos Mamíferos Aquáticos (Vila Pouca de Aguiar)

Folheto/Mapa

Onde Ficar
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.

Distância
6,17 kms
(circular)

ALTIMETRIA

Altimetria

DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

Partilhar