Atrasei-me um pouco em Albufeira e era já final de tarde quando cheguei a Paderne. A cerca de 1 km da aldeia, encontrei a placa com indicação do percurso pedestre (ver imagem acima) e estacionei.
Iniciei nesse ponto a caminhada em direcção ao Castelo de Paderne.
De origem islâmica, foi construído provavelmente no séc. XII e é hoje imóvel de interesse público.
Os primeiros passos são dados entre campos agrícolas e terras de pousio, onde o trilho de terra batida é delimitado a espaços por oliveiras e alfarrobeiras.
Depois de passar por baixo da Via do Infante, continuei pela direita, acompanhando a Ribeira de Quarteira até ao açude e à azenha. Aqui, algumas espécies de aves aproveitavam para se alimentarem nas águas baixas das margens da ribeira.
O sol escondia-se rapidamente no horizonte, até mais depressa do que o previsto. Isso levou-me a repensar todo o percurso. Não o tinha planeado muito bem e infelizmente, devido à hora tardia com que o iniciei, decidi encurtar a caminhada. Não estava preparado para uma caminhada noturna e por segurança, não conhecendo a zona, o melhor foi mesmo voltar para trás. O Castelo vi-o do açude, lá no alto, e nada mais. Regressarei com tempo para uma visita mais prolongada. |
Write a comment