Foi no lugar onde agora encontrei a Vila da Povoação que desembarcaram os primeiros povoadores da Ilha de São Miguel. Hoje sede de concelho, a Povoação é uma vila pacata e com muitos motivos de interesse.
Comecei a caminhada no Parque Zoológico, na Rua Manuel José Medeiros. Localizado no centro da vila, este modesto parque dispõe de várias espécies de aves exóticas e alguns símios que fazem as delícias dos mais novos. Atravesso o Jardim Municipal, onde se destaca o coreto ornamentado em todo o seu redor com a Cruz de Cristo, e o Padrão dos Descobrimentos onde posso ler o ano de 1432, o ano em que se pensava ter ocorrido a descoberta do Açores. Estudos posteriores revelaram que foi afinal em 1427 o início da descoberta desta fantásticas ilhas.
Segui para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Mãe de Deus e retorno o sentido de marcha, encaminhando-me agora para o portinho e Praia dos Pelames. É impossível não reparar nas Portas do Povoamento, o monumento que simboliza o local onde atracaram os primeiros povoadores.
Junto à praia, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi mandada edificar por João de Arruda. Foi a primeira igreja da Ilha de São Miguel a ser construída, decorria o ano de 1553, e sendo por isso classificada como Imóvel de Interesse Público.
Na Praia dos Pelames, sentei-me um pouco para descansar com o embalo das pequenas ondas. Dependendo das marés, esta praia desaparece em algumas épocas do ano devido à sua limitada extensão de areal e pedras.
Regresso ao centro histórico, passando pelo Jardim Manuel António Vasconcelos e pelo edifício dos Paços do Concelho.
Termino a caminhada, recuperando todas as calorias gastas, com o doce típico da Povoação, as “Fofas”.
FICHA TÉCNICA
Folheto/Mapa
Não disponível
Distância
2,68 Kms
(linear –
ida e volta)
ALTIMETRIA
DOWNLOAD GPS (GPX + KML)
(inscreve-te já na newsletter para receberes os próximos percursos por email)
|
Write a comment