Partilhar

Caminhada em Idanha-a-Velha (Idanha-a-Nova)

Idanha-a-Velha foi fundada pelos romanos no séc. I a.C.. Foi então uma próspera cidade denominada “Civitas Aegitidanorum”. Alvo de inúmeras invasões, entre elas a muçulmana no séc. VIII, e posteriormente as guerras de reconquista cristã, foi por isso estagnando o seu desenvolvimento. Classificada como “Aldeia Histórica” é hoje um museu a céu aberto onde por todo o lado podemos encontrar vestígios de outras épocas.
Iniciei a caminhada no Largo do Espírito Santo (recinto das festas), junto à Capela seiscentista com o mesmo nome. Entrei na Porta Norte das muralhas do Castelo e segui em direcção à Ponte Romana. Esta ponte vai resistindo ao passar dos tempos e une ainda hoje as duas margens do rio Pônsul.
Regresso ao centro da aldeia. No Largo do Pelourinho sento-me num banco de pedra com vista para a Igreja Matriz. Enquanto bebo uma água, travo conversa com um comerciante local que a poucos metros dali tem o seu pequeno estabelecimento com artesanato e produtos regionais. Fica a promessa de lá passar no final da tarde.
Continuei a caminhada e cheguei à Sé Catedral, o ex-libris com mais mistérios guardados em Idanha-a-Velha. Devido às diversas intervenções que sofreu ao longo dos séculos desde a sua edificação cristã primitiva, é difícil conhecer exactamente tudo o que este monumento tem para nos dizer. A norte e a sul da Catedral, encontram-se dois baptistérios (locais de realização de baptismos cristãos) desde esses tempos primitivos. As ruínas envolventes estavam a ser alvo de classificação aquando da minha visita.
Regresso agora pela Rua da Amoreira onde se destaca o imponente Solar da Família Marrocos.
Depois de terminada a caminhada, e como o prometido é devido, visitei a loja de produtos regionais do comerciante com quem falei a meio da tarde (infelizmente não me recordo o seu nome). Encontrei a porta aberta num estreito rés-do-chão de uma casa em granito. O seu proprietário dormia no primeiro andar. Deu-me a provar um queijo delicioso de produção local que ainda hoje guardo saudades.

FICHA TÉCNICA

Vídeo
Caminhada em Idanha-a-Velha (Idanha-a-Nova)

Reportagem Fotográfica
Caminhada em Idanha-a-Velha (Idanha-a-Nova)

Folheto/Mapa
Não
disponível

Onde Ficar
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.

Distância
1,37 kms
(circular)

ALTIMETRIA

Altimetria

DOWNLOAD GPS (GPX + KML)


Partilhar