Partilhar

Caminhada à descoberta de Vila Pouca de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar) 

Este percurso começa no Hotel Aguiar da Pena e leva-nos a descobrir a tranquila e bonita Vila Pouca de Aguiar.
Saindo do hotel, encaminhei-me pela direita e desci a Rua Imperador Teodósio. Antes da rotunda, olho à minha esquerda e espreitando sobre os telhados, como quem protege a vila e as suas gentes, a Torre da Igreja do Cemitério – a antiga Igreja Matriz da vila – convida-me a conhecê-la.
Situada num ponto de maior altitude em relação ao qual me encontro, opto por subir as escadas de acesso e comprovar a sua beleza. Erguida em 1744, numa construção sóbria e robusta, tem localizado a sul o cemitério da vila.
Contorno o adro e desço ao encontro da antiga Estação de Caminhos de Ferro da Linha do Corgo, agora desactivada e convertida na Casa da Cultura. A ligação ferroviária entre Chaves e Vila Real foi encerrada em 1990, sendo depois dessa data e até ao ano de 2005 mantida em actividade com algumas viagens esporádicas de comboios turísticos.
O edifício da Estação de Vila Pouca de Aguiar é hoje um património recuperado e reabilitado, assumindo agora uma nova vida e missão. É nele que também encontramos as instalações da Universidade Sénior das Terras de Aguiar, um projecto meritório e dinâmico, direccionado a uma classe etária que por tantas vezes é infelizmente esquecida.
Desço as escadas por detrás da Estação e passo pelo portão de ferro do Mercado Municipal. Ainda na Rua Doutor António Gil, um pouco mais adiante, encontro a Biblioteca Municipal num edifício de linhas modernas e funcionais.
Na Rua Comendador Silva, a actual Igreja Matriz destaca-se num templo católico contemporâneo magnífico. Do lado oposto da rua, à entrada do Palacete Silva, o brasão em baixo relevo e pintado na calçada dá as boas-vindas a quem por ali passa.
Contorno o Palacete e caminho na Av. General Humberto Delgado até encontrar à esquerda um passadiço em madeira que rasga o relvado e me leva para uma praça ampla com diversos jogos pintados no piso sintético. Recordo, entre outros,”a macaca” e os tempos de infância.
O painel de azulejos no Fontanário da Rua Comendador Silva retrata algumas actividades das gentes locais.
Na Praça Luís de Camões aproveito os últimos raios de sol antes de regressar ao hotel. O final de tarde seria passado no seu conforto, preparando as pernas para as caminhadas que se avizinhavam nos próximos dias.

Hotel Aguiar da Pena

FICHA TÉCNICA

Vídeo
Caminhada à descoberta de Vila Pouca de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar)

Reportagem Fotográfica
Caminhada à descoberta de Vila Pouca de Aguiar (Vila Pouca de Aguiar)

Folheto/Mapa
Não disponível

Onde Ficar
Hotéis, Residenciais, Pensões, Albergues, Pousadas, Hostals, Turimo Rural, Campismo...escolha o seu alojamento barato.

Distância
3,47 kms
(circular)
 

ALTIMETRIA

Altimetria
 

DOWNLOAD GPS (GPX + KML)

Partilhar