Partilhar

Pelas ruas de Unhais da Serra (Covilhã)Foi já a caminho de casa, após uma breve estada nas Penhas da Saúde, que conheci a pacata vila de Unhais da Serra.
Vila do concelho da Covilhã e distrito de Castelo Branco, Unhais da Serra, dista aproximadamente 20 km da sede de concelho. Encaixada num vale glaciar, a uma altitude de 750 m, no sopé da vertente sudoeste da Serra da Estrela, desfruta de umas vistas privilegiadas para as altas montanhas.
Foi aforada em 1186 por D. Sancho I e incluída no território da Covilhã. Em 1758 era já sede de freguesia sendo elevada a vila no dia 11 de Julho de 1985.

A Ribeira de Unhais resulta da confluência das ribeiras da Estrela e da Alforfa. Iniciei a caminhada à descoberta da vila acompanhando a ribeira, subindo até ao moderno complexo turístico termal. A sua imponência destaca-se contrastando com a vertente montanhosa da serra. Este complexo é sem dúvida umas das razões pelas quais todos os anos centenas de turistas visitam a vila termal.

“Unhais da Serra viveu a sua grande época turístico termal nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, sendo na altura conhecida como “Pérola da Beira” ou “Sintra da Covilhã”. A conversão da residência do Conde da Covilhã, pelo próprio, no GRANDE HOTEL de Unhais da Serra tendo anexo o “CASINO” … com espaçosos salões de dança, bilhares, jogos de vaza e buffets…, Contribuiu para o fortalecimento do turismo local, vocacionado na altura para a classe relativamente numerosa de proprietários e industriais têxteis da região.”

In UnhaisdaSerra.com

Contornando o complexo turístico, desci em direcção ao centro da vila, por ruas estreitas e empedradas, parando na Rua Conde da Covilhã junto à Fonte do Castelo onde me refresquei.
Seguindo até à Igreja Paroquial de Santo Aleixo percorri a Avenida Nossa Senhora da Saúde regressando já focado num único pensamento…
“Onde seria o almoço de hoje?” – a engrenagem cerebral “patinou” aqui.
Iria meter-me no carro a caminho de casa e logo se veria…

Vídeo Álbum Mapa GPS
Pelas ruas de Unhais da Serra (Covilhã) Pelas ruas de Unhais da Serra (Covilhã) Ver Google Maps
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

Partilhar