Partilhar

Pelas ruas até à praia fluvial do Sabugueiro (Seia)A aldeia do Sabugueiro é uma das principais portas de entrada na Serra da Estrela.
É também a aldeia mais alta de Portugal, a cerca de 1200 metros de altitude.
Apesar disto, poucas são as pessoas que, tendo por destino a Serra da Estrela, pausam no Sabugueiro para algo mais do que comprar uns deliciosos queijos e umas recordações para a família e amigos.
Efectivamente, o destino de fim de semana eram as Penhas da Saúde mas iria descobrir primeiro que o Sabugueiro tinha muito mais para me oferecer do que os “souvenirs” da rua principal.
Ao chegar à aldeia, o largo junto à Capela de Nossa Senhora de Fátima pareceu-me um bom local para iniciar a descoberta.
Descendo em direcção ao centro histórico não pude deixar de comprovar a importância que o turismo tem nesta pequena localidade. Quase porta sim, porta sim, podemos encontrar lojas com artigos serranos, queijos, licores, têxteis e tudo o mais que puder ser usado como recordação da passagem por esta serra.
Saí da estrada principal em direcção ao centro histórico. As placas de sinalização não enganam.
As ruas recordam outros tempos onde a espaços, as habitações em pedra conferem a rusticidade tão acolhedora, muito própria das aldeia serranas.
Seguindo as indicações, em breve tomaria o caminho de pedra que, atravessando a pequena Ponte do Serro, terminava na praia fluvial.
Um local agradável onde nos dias mais quentes com certeza apetece ir a banhos nas águas frias da Ribeira do Alva. Por agora, restava-me vê-las passar, com caudal tortuoso, descendo a par com o rio com o mesmo nome.
Regressei à rua principal da aldeia para petiscar qualquer coisa. Sandes de queijo da serra e presunto foi a ementa escolhida. Saborosíssimas, claro!

Vídeo Álbum Mapa GPS
Pelas ruas até à praia fluvial do Sabugueiro (Seia) Pelas ruas até à praia fluvial do Sabugueiro (Sabugueiro) Ver Google Maps
(Sign up for the newsletter to receive the next hiking trail by email)

Partilhar