Partilhar

À descoberta das Grutas de Santo António (Porto de Mós)Se as Grutas de Mira de Aire são as mais imponentes e as de Alvados as mais intimistas, as Grutas de Santo António são talvez as mais românticas, as que mais alimentam o nosso imaginário.

Foi nelas que decidimos fechar esta tarde passada no subsolo da Serra de Aire e Candeeiros.

Chegámos a umas instalações desertas onde outrora deveria ter funcionado um café, um restaurante e várias lojas, talvez de artesanato e outros “souvenirs”. Hoje encontrámos tudo encerrado num desalento e abandono inquietantes.

Descobrimos a bilheteira com a ajuda de umas discretas indicações. O guia tinha acabado de descer com um grupo de turistas, pelo que guardámos os bilhetes no bolso e ansiámos pelo seu retorno.
Entretanto, mais alguns companheiros se juntaram a esta espera.

À descoberta das Grutas de Santo António (Porto de Mós)Com a chegada do guia, de imediato percebemos que, mais do que alguém que nos indicasse o caminho, tínhamos à nossa frente um experiente contador de histórias e porteiro da imaginação. Abriu-nos portas do nosso imaginário enquanto ao som das suas palavras desbravávamos as galerias das grutas.

Foram descobertas em 1955 por um menino de 5 anos que, seguindo o voo agitado de uma “gralha” pelo meio da vegetação rasteira, deu com a entrada de um “algar”, com vários metros de profundidade, onde este pássaro característico da região se refugiou.

Após insistência do rapaz que pediu ajuda a um grupo de trabalhadores de uma pedreira próxima, onde trabalhava o seu pai, desceu até ao fundo do desconhecido “algar”, através de cordas e caixas de fósforos, encontrando aí um novo mundo subterrâneo composto por formações naturais calcárias, com contornos e transparências nunca por ele antes vistas.

Com um percurso de 293 metros, nos seus corredores e galerias deixámos a imaginação voar. As formações rochosas assumiam formas peculiares que assemelhávamos, entre outras coisas, a animais e partes do corpo humano.

 Regressámos à Pousada da Juventude de Alvados para uma noite tranquila com um passeio pela vila.

Vídeo Álbum Mapa Extensão (aprox.) GPS
(não disponível) À descoberta das Grutas de Santo António (Porto de Mós) À descoberta das Grutas de Santo António (Porto de Mós) 293m
(não disponível)

Para mais informações, aceder a: www.grutassantoantonio.com

Partilhar